Quem tem pressão alta pode fazer uso de cúrcuma?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.2 / 5 19 votos

A cúrcuma é uma raiz que possui curcumina, uma substância com uma potente ação antioxidante. Essa propriedade da curcumina ajuda a combater os radicais livres e melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos. Como resultado, ocorre o relaxamento das artérias, contribuindo para a redução da pressão alta.

Pessoas que tem hipertensão também precisam tomar cuidado ao consumir a bebida, pois como ele tem ingredientes mais picantes, ele gera mais calor no corpo e pode interferir na pressão. Inclusive, a nutricionista não indica o uso de gengibre pelos hipertensos.

O uso do Açafrão pode ser indicado para quem é hipertenso? Olá! Popularmente o açafrão é usado como terapia alternativa para controle da hipertensão arterial, porém não temos dados clínicos suficientes que justifiquem o uso dele como terapia de escolha para o tratamento da doença.

Formas de consumir açafrão
Ele pode ser cortado em rodelas e consumido com suco natural, na salada ou na preparação de outros tipos de alimentos.

Por apresentar atividade anticoagulante, o uso da cúrcuma juntamente com anticoagulantes, por exemplo, pode levar a hemorragias. Além disso, apresenta interação com alguns anti-inflamatórios, imunossupressores e medicamentos, como irinotecán e cotrimoxazol.

Alimentos que devem ser evitados
alimentos ricos em farinha branca: bolacha, macarrão e pão branco; alimentos ricos em gordura saturada: carnes vermelhas gordas, bacon, salsicha e linguiça; bebidas alcoólicas; produtos com muito sódio: cubos de caldo de carne, sopas em pó e comida pronta congelada.

Quais alimentos evitar
Isto é, que ajudam a aumentar a pressão arterial. Nesse sentido, tenha cuidado com as bebidas refrigerantes, alcoólicas e energéticas; alimentos embutidos; molhos prontos; carnes gordas, enlatados e sachês de tempero pronto.

Sal. O tempero é um dos primeiros a ser cortado da vida de quem tem hipertensão. O sal faz com que o organismo retenha mais água, ampliando o volume de sangue e, com isso, aumentando a pressão sanguínea.

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Os antioxidantes, como vimos, são nutrientes que combatem os radicais livres presentes no corpo e que ocasionam prejuízos que nem doenças, além do envelhecimento precoce. A água de cúrcuma (açafrão) quente e também limão pode aliviar os sintomas da artrite reumatóide.

O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.

No entanto, se você está fazendo uso terapêutico da curcumina, como auxiliar no tratamento de quaisquer condições mencionadas acima, pode levar de 4 a 8 semanas para começar a perceber os benefícios da cúrcuma para a saúde.

A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríase, entre outras.

Equilibra a pressão arterial
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também podem ser um dos benefícios do gengibre, ao ajudar a promover a saúde cardiovascular de maneira geral. O gengibre tem sido tradicionalmente usado em uma ampla variedade de doenças, incluindo hipertensão.

Benefícios de incluir carne suína na dieta
Também possui boa quantidade do mineral potássio, e menor teor de sódio, comparada a outras carnes, como frango e boi. Essas características tornam a carne de porco uma aliada para quem possui pressão alta (Hipertensão Arterial Sistêmica).

Encontrado em 305 farmácias. Curcuma longa deve ser ingerido por via oral, com um pouco de água. A dose habitual para adultos é de 2 cápsulas a cada 12 (doze) horas, ou seja, duas tomadas diárias, totalizando 500 mg de medicação a cada tomada.

Dosagem de cúrcuma para colesterol alto (por via oral): 1 a 1,4 gramas de curcumina em duas doses divididas diariamente por 3 meses. (Nota: neste caso específico, a cúrcuma pura não é a melhor opção para um tratamento.