Quem tem pressão alta pode comer feijão?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Já mencionamos o feijão-preto e a lentilha, mas outras leguminosas também são importantes para a redução da pressão. É o caso da ervilha, da vagem e outros tipos de feijão. Isso porque eles tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a reduzir a glicemia, diretamente ligada à pressão alta.

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Além delas, a banana, rica em potássio, também é uma alternativa para o controle da pressão. Em geral, as frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, fibras e água – esses últimos ajudam na prevenção e controle de problemas cardiovasculares e da hipertensão.

Sabe-se que o sódio (sal) é o maior vilão da hipertensão arterial.

Benefícios da manteiga ghee
Ajuda o fígado a trabalhar melhor. Auxilia no tratamento de úlceras e outros problemas gastrointestinais. Evita doenças no coração e pressão alta, pois deixa as articulações mais elásticas.

Por possuir a melhor relação entre sódio e potássio, além de outras propriedades nutritivas, a carne suína é uma importante aliada no controle da pressão arterial.

O consumo de carnes brancas, como peixe e frango, está entre as principais recomendações para a dieta para pressão alta e deve ocorrer pelo menos duas vezes ao dia. As suas proteínas são fontes de macronutrientes importantes e contam com aminoácidos essenciais para o nosso organismo.

Frutas cítricas, incluindo toranja, laranja e limão, podem ter efeitos poderosos na redução da pressão arterial. Elas são ricas em vitaminas, minerais e compostos de plantas que podem ajudar a manter seu coração saudável, reduzindo os fatores de risco de doenças cardíacas, como hipertensão.

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas
A mesma regra vale para outras bebidas: se a dose de cafeína permanecer menor que 200 miligramas por dia, a interferência na pressão arterial é mínima.

Melhor hora para tomar remédio contra hipertensão é à noite, diz estudo

  • Voluntários que ingeriam o medicamento à noite possuíam um risco 45% menor de sofrerem ou morrerem de distúrbios cardiovasculares em geral.
  • A probabilidade de morte por AVC ao longo do estudo caiu 49%.

Alimentos que devem ser evitados
alimentos ricos em farinha branca: bolacha, macarrão e pão branco; alimentos ricos em gordura saturada: carnes vermelhas gordas, bacon, salsicha e linguiça; bebidas alcoólicas; produtos com muito sódio: cubos de caldo de carne, sopas em pó e comida pronta congelada.

Peparamos uma seleção de grãos, frutas e sementes que chamam a atenção da ciência por atuar na prevenção e no controle da hipertensão

  • Morango. ...
  • Semente de abóbora. ...
  • Clara de ovo. ...
  • Soja. ...
  • Guaraná ...
  • Melancia.

Não existe nenhuma relação com a ingesta aumentada de água com hipertensão. A indicação de consumo de água para pessoas SAUDÁVEIS é de aproximadamente 2L/dia. Lembrando que esta quantidade pode variar significativamente em dias quentes ou com nível de atividade física que a pessoa pratica.

Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio.