Quem tem preferência em restaurante?

Perguntado por: esampaio5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Já foi sancionado o projeto de lei que garante prioridade de atendimento ao acompanhante de idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos e pessoas com deficiência.

MULHERES GESTANTES, MÃES COM CRIANÇAS DE COLO, IDOSOS E PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA TÊM ATENDIMENTO PREFERENCIAL". Art.

Conforme dispõe a lei, esse atendimento prioritário deve ser concedido às pessoas contempladas em locais como repartições públicas, bancos, empresas de transporte público — que devem ter assentos especiais demarcados e reservados para quem tem direito ao atendimento preferencial — e logradouros e sanitários públicos.

Um sistema para restaurante é um software que ajuda a otimizar as operações de negócios da área de alimentos, como restaurantes, bares, padarias, cafés, Food Trucks e outros. Historicamente, os caixas de restaurantes gerenciam o pagamento do cliente e fornecem troco quando necessário.

preferência” – O ato de preferir uma pessoa ou coisa a outra. Manifestação de distinção ou de atenção. “prioridade” – Anterioridade. Preferência conferida a alguém, relativamente ao tempo de realização do seu direito, com preterição do de outros.

Todos os assentos de transportes públicos coletivos são prioritários para idosos (pessoas a partir de 60 anos), gestantes e passageiros com criança de colo, com deficiência ou com mobilidade reduzida a partir desta quarta-feira (8).

O atendimento prioritário é imediato, quando prestado às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, antes de qualquer outro, depois de concluído o atendimento que estiver em andamento.

A palavra prioridade sobrepõe a preferência, pois indica que deve ser antes. Além de colocara aplicação da preferência. Essa diferenciação é de extrema importância, pois em muitas filas, o preferencial nem sempre é prioritário, ou melhor, o primeiro a ser atendido como cliente.

Se por um acaso não for providenciado o imediato atendimento, é aconselhável que se faça uma reclamação no âmbito do próprio local e, se possível, conseguir uma certidão ou protocolo da reclamação.

A ideia é que se o caixa é exclusivo atenda somente pessoas idosas, portadoras de deficiência, gestantes ou mães com crianças de colo. Enquanto o preferencial deve atender outros grupos, o exclusivo só é para pessoas específicas.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

O Estatuto da Pessoa Idosa, descrito na Lei 10.741/2003, garante, entre outros benefícios, o acesso, a proteção e a prioridade em diversos serviços para pessoas maiores de 60 anos de idade.

Benefício é garantido pelo Estatuto da Pessoa Idosa
“O Estatuto da Pessoa Idosa, no seu artigo terceiro, trata das prioridades absolutas para efetivação do direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e à convivência familiar e comunitária.

A comanda aberta é aquela em que o cliente pode acrescentar os pedidos ao longo da refeição, sem a necessidade de fechar a conta a cada item consumido. O garçom costuma deixar a comanda com o cliente e, à medida que este faz novos pedidos, o garçom vai registrando na comanda.

O que é comanda individual? A ideia dessa ferramenta é que seja entregue uma comanda individual a cada cliente que chega no seu restaurante. Dessa forma, independente do número de pessoas que estiverem na mesa, o controle do consumo será feito de forma específica.

Quando um cliente entra no estabelecimento, uma comanda eletrônica é aberta para ele com o auxílio de um tablet ou smartphone conectado ao computador do ambiente. Os pedidos são anotados e enviados, em tempo real, para a cozinha.

De acordo com o CTB, nas vias nas quais não há sinalização específica a preferência é:

  • no caso de apenas um dos fluxos ser proveniente de rodovia, daquele que estiver circulando por ela;
  • no caso de rotatória, daquele que estiver circulando por ela;
  • nos demais casos, de quem vier pela direita do condutor.