Quem tem potássio alto pode comer frango?

Perguntado por: amoreira5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Frango, peru e outras aves, incluindo o bacon de peru e a salsicha de peru, podem ser consumidos nesta dieta. Peixe fresco, mariscos e ostras, bem como atum e salmão enlatados sem sal, também são aceitáveis.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

- Os níveis elevados de potássio no sangue são perigosos; - Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

Dê preferência a saladas com folhas e alimentos não integrais. Uma boa dica para quem quer se manter saudável - mas evitando o excesso de potássio -, é montar um cardápio com saladas verdes (compostas por alface, pepino, espinafre cozido e cenoura crua ralada, por exemplo), azeite de oliva e queijo cottage.

Incluindo o potássio na alimentação

  • Abacate. Embora apresente alto valor calórico, o abacate é um alimento que também revela em sua composição altos níveis de potássio, superando inclusive as quantidades da banana. ...
  • Banana. ...
  • Batata-doce. ...
  • Folhas de coloração verde escura. ...
  • Iogurte. ...
  • Molho de tomate. ...
  • Peixes.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

Uma xícara de leite integral tem mais de 350 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado contém mais de 400 mg.

Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.

Leguminosa de cor vermelha e pequeno tamanho, o feijão azuki possui grande valor nutricional. É rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.

As pessoas com distúrbios renais que estão em tratamento podem fazer o consumo de carboidratos (arroz, macarrão, pão) pois fornecem a energia necessária para o dia a dia. Porém, é importante controlar a quantidade de proteínas, sódio e potássio que são ingeridas.

Ingira comidas com menos de 150 mg por porção.
Procure os seguintes legumes e frutas: frutos, maçãs, pêssegos, peras, abacaxi, ruibarbo, abóbora, pimentas, cebolas, rabanetes, alface, salsa, berinjela, repolho, couve-flor e feijões. Pães, cereais, carnes magras, massas e arroz também são pobres em potássio.

verduras e legumes: alface; escarola; cenoura; pepino; repolho; pimentão; tomate; agrião.

Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

Teor de potássio no solo 90 mg/dm3.

O tratamento da hipercalemia é feito com a retirada dos alimentos ricos em potássio da dieta e, nos casos mais graves, também pode ser necessário a administração de medicamentos diretamente na veia, podendo ser necessário internamento até que o quadro melhore.