Quem tem potássio alto pode comer batata-doce?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

A batata doce é uma excelente fonte de potássio, com uma batata doce média contendo cerca de 500-600 mg de potássio. Além disso, a batata doce também é rica em fibras e antioxidantes, que podem ajudar a melhorar a saúde do coração.

- Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

Incluindo o potássio na alimentação

  • Abacate. Embora apresente alto valor calórico, o abacate é um alimento que também revela em sua composição altos níveis de potássio, superando inclusive as quantidades da banana. ...
  • Banana. ...
  • Batata-doce. ...
  • Folhas de coloração verde escura. ...
  • Iogurte. ...
  • Molho de tomate. ...
  • Peixes.

Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).

A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo. Hipocalemia dificilmente é resultado de uma dieta pobre em potássio, mas pode acontecer.

Vegetais. Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Vegetais com a pele (por exemplo, batatas, cenouras, beterrabas, nabos) devem ser descascados antes de cortar. Lave os legumes cortados em água morna. Mergulhe os vegetais por pelo menos duas horas ou durante a noite. Use uma grande quantidade de água quente sem sal (cerca de 10 partes de água para 1 parte de legumes).

Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos. Em seguida, devem ser colocadas de molho durante cerca de 2 horas e, quando for cozinhar, colocar bastante água, mas sem sal.

Folhas de coloração verde escura. As folhas de beterraba, acelga, brócolis, couve e espinafre contêm ótimos níveis de potássio.

Consumir menos alimentos com moderada concentração de potássio como: Abóbora, agrião, alface, couve, milho, pepino, espinafre, repolho, berinjela, abacaxi, abacate, figo, goiaba, melão, leite, carnes, cenoura, presunto, aveia, iogurte natural, ovo, morango, maçã.

Quais são os sintomas da hiperpotassemia? A maior parte dos pacientes com hiperpotassemia não apresenta sintomas, e tal a condição é detectada por exames de sangue de rotina. Quando há sintomas, eles geralmente são inespecíficos, como palpitações cardíacas, náuseas, fadiga muscular, fraqueza e formigamento.

O arroz integral é um cereal que tem um teor mais elevado de potássio e fósforo em comparação com o arroz branco. Uma xícara de arroz integral cozido contém 154 mg de potássio e 150 mg de fósforo. A mesma medida de arroz branco cozido contém apenas 54 mg de potássio e 69 mg de fósforo.

Procure os seguintes legumes e frutas: frutos, maçãs, pêssegos, peras, abacaxi, ruibarbo, abóbora, pimentas, cebolas, rabanetes, alface, salsa, berinjela, repolho, couve-flor e feijões.

Comer uma dieta rica em alimentos que contêm potássio pode ser uma maneira eficaz de ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. Além dos alimentos mencionados acima, outras boas fontes de potássio incluem frutas cítricas, frutas secas, frutas vermelhas, peixes, nozes e sementes.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.