Quem tem porte de arma pode andar com ela na cintura?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

A resposta é sim! A menos que você possua uma guia de tráfego, permitindo o transporte da arma. Caso contrário responderá pelo crime do art.

6 - Não. O registro dá direito a manter a arma exclusivamente no domicílio do possuidor, não permite transportar a arma, conforme o art. 5° da nova Lei. Para transportar armas de fogo deve se obtida uma autorização na PF.

Porte de arma: o direito de porte oferece uma garantia a mais — ele dá aos seus proprietários a possibilidade de andar armado nas ruas. Ou seja, com ele é possível transitar com a arma em ambientes para além da residência ou local de trabalho do dono do armamento.

O titular de porte de arma de fogo para defesa pessoal não poderá conduzi-la ostensivamente ou com ela adentrar ou permanecer em locais públicos, tais como igrejas, escolas, estádios desportivos, clubes, agências bancárias ou outros locais onde haja aglomeração de pessoas em virtude de eventos de qualquer natureza.

R: Sim, desde que seja uma arma curta de seu acervo, com toda documentação exigida (CR, CRAF e GT) e esteja em deslocamento para treinamento e/ou competição (práticas, cursos, campeonatos, provas etc.), já que expressamente previsto na Portaria COLOG as nominações “municiada, alimentada e carregada”.

A maior parte dos coldres é feito para o porte na cintura, por meio de clipes ou passadores de cinto. Costuma ser o local mais utilizado pelos atiradores pois permite um saque rápido, porte ostensivo ou velado e um contato visual com a arma a maior parte do tempo, evitando acidentes.

O coldre é uma bainha que serve de suporte para carregar armas de fogo curtas, como pistolas pistolas e revólveres, ou até mesmo armas de eletrochoque. Há algumas variações de coldres, podendo ser de tórax, de cintura, de tornozelo e, mais modernamente, os coldres de coxa.

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Do mesmo modo, se infratores invadirem o local de guarda do acervo, normalmente, a própria residência do atirador, o CAC estaria legitimado a defender-se utilizando arma apostilada em seu CR, respeitados os requisitos para a configuração da legítima defesa estabelecidos pelo art. 25 do Código Penal.

Acredita-se que para frequentar um clube de tiro, você precisa possuir um porte de armas, ou até mesmo possuir uma arma. O que é mentira, uma vez que para conseguir visitar um clube, não é necessário que você tire um porte de armas ou possua alguma.

Para pessoa física, a expedição ou a renovação de porte de arma de fogo baixarão ambas de R$ 1.000 para R$ 500, conforme definiu o relator.

Se um sujeito está portando uma arma de fogo e possui o porte dessa arma, não comete crime. Mas, se ele porta a mesma arma e está embriagado, diz a lei que o documento (porte de arma), nessas circunstâncias, “perde automaticamente sua eficácia”.

No PORTE de armas, o cidadão tem o direito de portar, transportar e trazer consigo a arma de fogo, de forma discreta, fora das dependências de sua residência ou local de trabalho.... Também responsáveis por estabelecimentos comerciais e industriais.

O porte de armas é a autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Na lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, o porte foi permitido aos agentes de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada.

NÃO. As armas de ar comprimido não estão regidas pela Lei n. ° 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) porque este diploma legal trata apenas de armas de fogo. As armas de pressão, por ação de mola ou gás comprimido, não são armas de fogo.

Não há nenhum requerimento para solicitar o porte desses instrumentos. Isso quer dizer que carregar uma lâmina não fará com que você seja preso, pois facas e canivetes são considerados ferramentas e não necessariamente armas.

E a resposta é não. Não configura crime o seu porte.

Os revólveres mais populares são os calibre . 38 e . 357 Magnum, esse último mais potente. Federici afirma que essas armas são muito boas para a defesa pessoal e podem dar enfrentamento para uma situação de perigo real, como um assalto a uma residência com ofensor com uma arma de fogo.

Para ter autorização ao porte velado, é preciso ser um profissional de segurança ou militar. Além disso, indivíduos como juízes, advogados e colecionadores podem ter o direito concedido.

Cofre para armas
Os cofres para armas são uma ótima ideia de armazenamento de armas porque fornecem a maior proteção para suas armas. A maioria das pessoas não consegue pegar um cofre e a maioria dos criminosos não sabe como arrombá-lo adequadamente durante uma invasão em casa.

Porte oculto ou porte velado, é a designação dada à prática de portar uma arma (normalmente uma arma curta, como uma pistola), em locais públicos de uma maneira que esconda ou oculte a presença da arma dos observadores ao redor. O oposto do porte velado é o porte ostensivo.