Quem tem pólipo sente dor?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

A dor pode ser comparada com a de uma cólica menstrual comum e o nível de dor tende a ser maior de acordo com o tamanho e localização dos pólipos. Outros sintomas são sangramentos após relações sexuais, corrimento com mau odor edificuldade para engravidar.

O tratamento dependerá do tamanho do pólipo, da sua localização e dos sintomas apresentados, entre outros fatores. Em alguns casos, é suficiente apenas um acompanhamento clínico, com realização de exames seriados para avaliação do pólipo; em outros, pode haver indicação cirúrgica para retirada da lesão.

A presença de pólipo uterino pode ser causa de sangramento uterino anormal e infertilidade. Além disso, existe uma pequena possibilidade de malignização (transformação em câncer) do pólipo.

Os pólipos são perigosos? A maioria não é perigosa. Estes são benignos, o que significa que não são cânceres. Entretanto, alguns tipos de pólipos, com o passar do tempo, podem transformar-se em malignos (câncer).

Pólipos maiores que 1 cm são mais perigosos. Já pólipos com menos de 0,5 cm possuem baixo potencial de transformação maligna. Presença de mais de 4 pólipos adenomatosos.

O tratamento de escolha é a retirada do pólipo (polipectomia) utilizando-se a histeroscopia cirúrgica, pois permite a visão direta do pólipo e a retirada mais precisa. Esse tipo de cirurgia é um procedimento simples e rápido, sendo feito sem nenhum corte. Por isso, raramente é necessária a internação.

Pólipos Adenomatosos ou Adenomas
A maioria dos pólipos é do tipo adenoma, ou seja, podem se transformar em câncer. Entenda que grande parte deles não apresentam malignidade, mas quase todos os pólipos que se tornam malignos são adenomatosos.

O tratamento para pólipos é a retirada deles, que geralmente é realizado através da colonoscopia. Não existe remédio para tratá-los. A cirurgia é realizada em casos selecionados onde o risco de câncer é alto.

Alimentos que devem ser evitados
Para evitar que os pólipos intestinais fiquem inflamados ou cresçam, não se deve comer alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, bolos, salgadinhos, comidas congeladas ou industrializadas como, molhos, caldos, fastfood, embutidos e queijos amarelos.

O procedimento cirúrgico para retirada dos pólipos uterinos é simples, dura, em média, uma hora e normalmente a anestesia é geral endovenosa, onde não é necessária intubação, ou por vezes raquianestesia.

Após a cirurgia para a retirada do Pólipo, qual o tempo de repouso, ou seja, afastamento das atividades? Após uma histeroscopia cirúrgica para polipectomia, costuma retornar precocemente ao serviço, pois é uma cirurgia minimamente invasiva. 3 a 7 dias é suficiente.

O fator mais comum é o consumo de bebidas alcoólicas, o qual, se feito em excesso, pode contribuir com o desenvolvimento dos pólipos. Além do álcool, carnes vermelhas ou carnes processadas também são alimentos que aumentam as chances do desenvolvimento de pólipos intestinais.

A cirurgia de pólipo normalmente é realizada por histeroscopia cirúrgica, em que o acesso ao interior da cavidade uterina é feito por via transvaginal, guiado por uma espécie de endoscópio adaptado para o aparelho reprodutivo feminino, chamado histeroscópio.

O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno. Neste caso, o médico precisa verificar o histórico do paciente e estabelecer quando será necessário fazer outro exame”, esclarece o médico.

O sintoma mais comum é o sangramento retal. Ele surge quando há a presença do pólipo já formado (e, possivelmente, em crescimento). Podem ocorrer sangramentos pouco evidentes, que só são confirmados por exame laboratorial.

Os pólipos podem ser diagnosticados através de exames endoscópicos ou radiológicos. Três exames endoscópicos podem ser utilizados com esta finalidade: a retossigmoidoscopia rígida, a retossigmoidoscopia flexível e a colonoscopia.