Quem tem poder de mercado?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Diz-se que uma empresa tem poder de mercado quando pode aumentar e manter o preço de seus produtos ou serviços acima do nível que existiria em um mercado perfeitamente competitivo.

O monopolista é o mercado e controla totalmente a quantidade de produto que será colocada à venda. Mas isso não significa que o monopolista possa cobrar qualquer preço que desejar — não deve fazê-lo caso o objetivo seja a maximização de lucros.

Um firma tem poder de mercado se for lucrativamente capaz de fixar preços acima daqueles que prevaleceriam em regime de competição (o valor do custo marginal[1]), conforme Carlton & Perloff (2000).

Tudo depende do contexto político, econômico, social e tecnológico da região, do país e do mundo. Em algumas áreas, é fato que você terá que concorrer com 200 ou 300 pessoas pela vaga.

2.3 PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE MERCADO
São elas: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista e oligopólio.

Acompanhe quais são elas.

  • A) Monopólio. O Monopólio acontece quando uma única empresa oferece determinado produto ou serviço. ...
  • B) Monopsônio. ...
  • C) Oligopólio. Esse tipo de concorrência entre empresas se assemelha ao Monopólio. ...
  • D) Oligopsônio. ...
  • E) Monopólio bilateral.

Elementos principais para a formação de uma estrutura de mercado

  • Quantidade de vendedores/ofertantes.
  • Quantidade de demandantes.
  • Tipo de produto.
  • Acesso a informação.

Conselho Monetário Nacional (CMN)
O CMN é o órgão normativo mais importante do Sistema Financeiro Nacional, pois expede as normas regulatórias para o funcionamento do mercado. Todas as instituições financeiras do país são regidas pelas diretrizes divulgadas por ele e devem segui-las.

Missão da CVM
Desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.

Os market makers (ou criadores de mercado) são membros negociadores que assumem uma importante função no mercado, garantindo níveis adequados de liquidez e profundidade de ofertas, com impacto direto no processo de formação do preço.

A lei 8137/90 considera como crime contra a ordem econômica o acordo entre empresas com objetivo de fixar artificialmente os preços ou quantidades dos produtos e serviços, de controlar um mercado, limitando a concorrência. Prevê, para a prática, pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

O monopólio é uma situação econômica onde apenas um ofertante detém toda a posição de mercado de um determinado tipo de produto ou de setor.

Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços.

Mensurar o tamanho do mercado – ou market size – é uma das atitudes mais importantes no ambiente empresarial. Trata-se de uma das iniciativas que fazem parte do estudo de mercado, considerando aspectos qualitativos e quantitativos sobre o público-alvo, concorrência, tipo de produto ou serviço ofertados e por aí vai.

Dessa forma, para encontrar o valor de mercado, basta multiplicar a cotação das ações pelo número de papéis emitidos pela companhia. Vale ressaltar que esse é um número que não indica o patrimônio de uma empresa ou o quanto uma empresa vale intrinsecamente.

O mercado procura por profissionais que possuam conhecimento amplo e integrado, saibam um pouquinho de tudo e possam realizar outras funções além daquela para a qual foram contratados. Por isso, invista também em cursos interdisciplinares, como administração e informática, por exemplo.