Quem tem plaquetas baixa pode comer carne vermelha?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os alimentos que você pode ingerir para diminuir a contagem de plaquetas são alho, peixes e frutas. E os alimentos a evitar são aqueles com vitamina K, como repolhos, vegetais de folhas verdes e carne vermelha.

É por isso que, quando as plaquetas sanguíneas estão baixas, você deve aumentar o consumo de folhas verdes, especialmente couve, pois contém uma grande quantidade de vitamina K (1 xícara de couve picada contém 547 microgramas de vitamina K).

suco de mamão

Você pode consumir suco de mamão e beber o chá de suas folhas até que o número de plaquetas volte ao normal. Você também pode beber uma mistura de suco de mamão com limão – é bastante saudável. A vitamina C do limão serve para aumentar a contagem das plaquetas do sangue.

Melhore a capacidade de coagulação com a vitamina K, que ajuda na coagulação sanguínea (importante para quem possui baixa contagem de plaquetas). Ela está presente em legumes com folhas verdes, óleos vegetais, carnes vermelhas e ovos. Consuma de 120 a 140 mcg por dia para manter a coagulação em bom nível.

A diminuição da quantidade de plaquetas, também conhecida como plaquetopenia ou trombocitopenia, pode interferir na coagulação sanguínea e levar ao aparecimento de alguns sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz e urina avermelhada.

Em um adulto saudável, são encontradas normalmente 150.000 até 500.000 plaquetas por microlitro. Quando as quantidades de plaquetas na circulação sanguínea ficam abaixo dos níveis normais, dizemos que está ocorrendo um quadro de trombocitopenia.

Pode sim. Não há nenhuma relação entre valores plaquetarios e a ingestão de limões...

Os valores de referência das plaquetas são de 150.000 a 400.000/mm³. Casos leves de trombocitopenia, como quando uma baixa contagem de plaquetas é causada pela gravidez, geralmente não causam nenhum sintoma. Já casos mais graves, no entanto, podem causar sangramento incontrolável, o que requer atenção médica imediata.

A trombocitopenia, também, pode ocorrer quando as células de câncer, como leucemia ou linfoma, diminuem o número de células normais da medula. Apesar de raro, a trombocitopenia pode ocorrer quando outros tipos de câncer, como próstata ou mama, disseminam-se para a medula.

Alta contagem de plaquetas está associada ao aumento do risco de câncer. Indivíduos com câncer geralmente têm uma contagem elevada de plaquetas no momento do diagnóstico . A extensão em que uma contagem elevada de plaquetas é um indicador de câncer não é clara.

HIDROXIUREIA. O quimioterápico Hidroxiureia (via oral) é um dos medicamentos utilizados, com o objetivo de diminuir a quantidade de plaquetas.

As plaquetas, entretanto, possuem um tempo médio de vida bastante curto, de apenas 10 dias. Desse modo, o próprio organismo se encarrega de renovar a produção e o fornecimento dos trombócitos pela medula óssea. Abuso de bebidas alcoólicas.

Outros alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais. Outros alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais. A vitamina K, encontrada na couve, brócolis, espinafre, repolho e alface, ajuda a promover a saúde óssea além de contribuir com a coagulação sanguínea.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

Instruções

  1. Coloque a água no liquidificador. Então, adicione o inhame, a laranja e a maçã.
  2. Bata até ficar homogêneo. Não coe o suco e beba imediatamente para não perder os nutrientes da bebida.
  3. Caso sobre, ponha o suco em uma jarra escura e muito bem vedada. Armazene na geladeira.

Alimentos como fígado, ovos, vegetais folhosos verde-escuros como o espinafre, ajudam a controlar as hemorragias. O consumo destes alimentos reduzem a quantidade de plaquetas necessárias para a coagulação do sangue e, deste modo, evitam a diminuição do nível das plaquetas.