Quem tem penugem?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O estudo revela que a penugem é muito abundante em pessoas de etnia caucasiana (brancos), e é nulo em pessoas de etnia indígena americana, asiática e australiana (etnias mongoloides).

Pelugem significa: «conjunto de pêlos»; «primeiros pêlos que aparecem no rosto». Penugem significa: «conjunto de penas finas e macias que cobrem o corpo das aves»; «primeiros pêlos e cabelos»; «buço». Como vemos, a palavra penugem também se aplica aos seres humanos, especialmente quando nos referimos a pequenos pêlos.

O pelo corporal ou penugem é o tipo de pelo fino e incolor que cobre a maior parte do corpo dos seres humanos; é composto por fibras capilares delgadas e curtas, que não superam em geral os 2 mm.

Yu Zhenhuan, que se autodenomina 'King Kong', tem 96% do corpo coberto por pêlos e mora na província de Liaoning.

A testosterona estimula o crescimento de pelo no púbis e nas axilas. A diidrotestosterona estimula o crescimento de pelos na região da barba, e a perda de cabelos no couro cabeludo. As condições que inclinam o equilíbrio hormonal em favor dos hormônios masculinos podem causar hirsutismo.

A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo. Porém, o excesso de pelos no corpo feminino pode ser o indicativo de alguma doença ou um problema com a saúde.

Se você está realmente muito incomodada com o aspecto de seu rosto, a depilação a laser é a única solução para acabar de vez com os pelinhos faciais. Isso porque o tratamento procura destruir a raiz do pelo, eliminando seu excesso e suavizando a textura de cada fio.

A técnica consiste em um preenchimento sombreado de toda a região das sobrancelhas, deixando os olhos mais marcados. Ao contrário de outros métodos, a Micropigmentação de sobrancelhas 3D não tem o objetivo de desenhar a penugem, sendo indicada principalmente para quem possui pelos ralos.

Lanugo (ou lanugem) é a penugem que cobre todo o corpo do bebê durante sua vida intra-uterina, exceto lábios, palmas das mãos, solas dos pés e genitálias.

Ter pelos no rosto é normal, assim como em toda a extensão do corpo. Mas em cada área, a espessura e a quantidade de pelos difere e varia também de acordo com o sexo.

Esse crescimento em excesso de pelos no rosto feminino se dá por conta da produção anormal de “hormônios masculinos”, que também são produzidos pelas mulheres, mas em níveis mais baixos. Essa condição é conhecida como hirsutismo.

Obesidade e sobrepeso, porque favorecem o aumento dos hormônios androgênicos; Menopausa – as alterações hormonais próprias da menopausa podem provocar o crescimento de pelos temporais, especialmente no rosto (costeletas, queixo, bigode).

Os genes influenciam sim, mas depende!
Quando se pensa na calvície (avançada, precoce ou leve), a herança genética é um fator muito importante! E não são só os genes do pai e da mãe que ajudam neste processo, considerando que o dos avós também contribui.

O pelo Terminal e o velo, ambos são muito parecidos, a principal diferença é o tamanho, o TERMINAL é grosso, longo e pigmentado. Já o VELO é um pelo pequeno, fino, macio e pouco pigmentado.

Acredita-se que calvície seja resultado de uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. A hereditariedade é a principal responsável pelo desenvolvimento da alopecia em homens, contribuindo com 80% da predisposição para ser calvo.

Homens apresentam uma maior concentração de andrógenos, como a testosterona, diferentemente da mulher, que possui uma maior concentração de estrógeno.

Os níveis de testosterona diminuem depois de ingerir açúcar. É necessário reduzir ou eliminar o açúcar que ingere com os alimentos e as bebidas. · Diminua ou elimine o consumo de álcool. · Faça uma dieta saudável à base de legumes, frutas, gorduras saudáveis...

Exercício físico e testosterona
Alguns tipos de exercícios que geram uma produção maior de testosterona são os de alta intensidade, explosão e musculação, principalmente aqueles que envolvem grandes grupamentos musculares e uma intensidade considerável.

Os hormônios masculinos (andrógenos, como testosterona e diidrotestosterona), que estão presentes tanto nos homens como nas mulheres, embora em quantidades diferentes, regulam o crescimento dos pelos e cabelos. A testosterona estimula o crescimento de pelo no púbis e nas axilas.

Se pretende um corpo o mais possível sem pelos, saiba que existem já várias técnicas de depilação definitiva que vão ao encontro do seu desejo. Depilação a laser, luz pulsada ou elétrica são as principais. Conheça as principais características e decida qual a mais adequada ao seu caso.