Quem tem pedra nos rins pode tomar tansulosina?

Perguntado por: icarvalho4 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Como dito anteriormente, a tansulosina é uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos, pois é um alfa-bloqueador. Estudos prévios do uso de tansulosina sugeriram não haver benefício para facilitar a passagem de cálculos ureterais com menos de 10mm.

Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.

Este medicamento é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática grave (mau funcionamento grave do fígado). Você deve tomar uma cápsula (0,4 mg) ao dia, com ou sem alimentos.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Medicamentoso. Normalmente, atribuídos à melhora da dor e para expelir a pedra no rim. Anti-inflamatórios, como o Diclofenaco e o Ibuprofeno, analgésicos, como o Paracetamol, ou anti-espasmódicos, como o Buscopan, são os mais indicados. Além disso, o médico pode receitar o Alopurinol, para expelir.

Precauções do Cloridrato de Tansulosina – Geolab
O cloridrato de tansulosina pode provocar diminuição da pressão arterial que, em casos raros, pode levar a desmaios. Aos primeiros sinais de pressão baixa ao se levantar, como tontura e fraqueza, você deve se sentar ou deitar até que os sintomas desapareçam.

O diclofenaco e a varfarina podem aumentar a velocidade de eliminação da tansulosina. A administração concomitante de outros medicamentos que atuam de modo similar à tansulosina pode causar pressão baixa.

Como se faz? Sob anestesia local, sondas especiais de diâmetro progressivo são introduzidas, uma a uma, vencendo a área estreitada e dilatando a passagem. Dependendo da situação e da dificuldade de dilatação, uma sonda uretral pode ser deixada por alguns dias.

Se a pedra de for composta principalmente por ácido úrico, a alcalinização da urina com bicarbonato ou citrato de potássio (Litocit) pode ajudar a dissolver a pedra. Esta é a única situação na qual dissolver pedras é possível.

Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.

Posologia. Você deve tomar uma cápsula (0,4mg) ao dia, após o café da manhã.

R$ 99,90Ativar Desconto Lab.

Os mais comuns são de Oxalato de Cálcio, Ácido Úrico, Estruvita e Fosfato de Cálcio. Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada.

DIFERENÇAS ENTRE O CÁLCULO RENAL E A PEDRA NA VESÍCULA
As pedras nos rins se formam no trato urinário e elas bloqueiam o fluxo de urina. Contudo, os cálculos biliares se formam na vesícula biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o trato digestivo.

As pedras nos rins, geralmente, não geram inchaços na barriga. Porém, outras doenças renais podem ocasionar ascite, que são pequenos acúmulos de líquido rico em proteínas que se localizam dentro do abdômen e, em casos mais avançados, aumentam a circunferência da barriga e resultam no ganho de peso.

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

A maior parte dos cálculos renais são compostos por oxalato de cálcio e ácido úrico. Podemos evitar a formação dessas pedras, evitando o consumo exagerado de proteínas, sobretudo carnes, pois esses alimentos podem aumentar a produção de ácido úrico e alterar a acidez urinária.

LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO. venda sob prescrição médica.