Quem tem pedra nos rins pode comer maçã?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

No entanto, os alimentos que podem ser consumidos e mais indicados para quem tem problemas nos rins, são: Verduras e legumes (Couve-flor, repolho, pimentão) Frutas: maça, mirtilo, morango, framboesa, uva vermelha e cítricos (laranja e limão)

Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.

As pessoas com distúrbios renais que estão em tratamento podem fazer o consumo de carboidratos (arroz, macarrão, pão) pois fornecem a energia necessária para o dia a dia. Porém, é importante controlar a quantidade de proteínas, sódio e potássio que são ingeridas.

Pacientes podem ser orientados a evitar certos tipos de antiácidos que têm cálcio como base. As pessoas com urina muito ácida precisam comer menos carne, peixe e frango.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Comer feijão faz mal
Mito. O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas a nutricionista Marília Pinheiro diz que quando ele fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

7 remédios caseiros para pedra nos rins

  1. Chá de quebra-pedra. ...
  2. Chá de amoreira negra. ...
  3. Chá de java. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Chá de chapéu-de-couro. ...
  7. Chá de salsa.

O importante é consumir no mínimo 2,5 de água por dia. Reduzir o consumo de sal e o consumo exagerado de carnes, evitar embutidos (salsichas, linguiças), beterraba, batata doce, amendoim, pimenta, chá preto. Consumir alimentos ricos em cálcio, iogurtes, leite, laranja, banana, aveia, alimentos integrais...

Os sucos de frutas cítricas como abacaxi e laranja, contêm ácido cítrico, um composto que se transforma em citrato, que é a substância que se liga ao excesso de cálcio no organismo, eliminando-o pela urina e evitando, assim, a formação de pedra nos rins.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

MANERE NAS PROTEÍNAS: Uma dieta muito rica em proteína animal (vaca, frango, porco e peixe) também aumenta o risco de formação de cálculos renais, além de também poder ser prejudicial a saúde do seu coração.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

Uma dieta com excesso de proteína, que se encontra na maioria dos alimentos de origem animal como carne, ovos, leite e peixes, pode elevar consideravelmente este composto no organismo.