Quem tem pedra nos rins pode comer cebola?

Perguntado por: npereira7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Alho e cebola, além de deixarem as comidas mais saborosas, também são grandes aliados dos rins, pois possuem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Por isso, é preciso limitar o consumo de sal para, no máximo, 5 gramas diárias e evitar alimentos ricos em sódio, como:

  • macarrão instantâneo;
  • sucos prontos;
  • embutidos;
  • molhos para salada;
  • carnes processadas e.
  • alimentos processados, em geral (salgadinhos, refrigerantes, etc).

Alho. A recomendação para pessoas com problemas nos rins é que elas consumam pouco sódio, a fim de garantir a saúde dos órgãos. Por isso, o alho é uma excelente alternativa para temperar receitas, como substituto para o sal. Saudável e saboroso.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

As pessoas com distúrbios renais que estão em tratamento podem fazer o consumo de carboidratos (arroz, macarrão, pão) pois fornecem a energia necessária para o dia a dia. Porém, é importante controlar a quantidade de proteínas, sódio e potássio que são ingeridas.

Comer feijão faz mal
Mito. O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas a nutricionista Marília Pinheiro diz que quando ele fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.

Pacientes podem ser orientados a evitar certos tipos de antiácidos que têm cálcio como base. As pessoas com urina muito ácida precisam comer menos carne, peixe e frango.

O segundo tipo mais comum é o cálculo de ácido úrico, quando a pessoa tem níveis muito elevados. Uma dieta com excesso de proteína, que se encontra na maioria dos alimentos de origem animal como carne, ovos, leite e peixes, pode elevar consideravelmente este composto no organismo.

O especialista aponta que o consumo excessivo de ovo deve ser evitado principalmente para pessoas com histórico de doenças renais na família, visto que a proteína que não é usada pelo corpo é eliminada por meio do órgão, sobrecarregando suas funções.

Estudo recomenda o consumo de carne para pacientes com cálculo renal. Recente pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos mostra que pessoas que sofrem de pedras de cálcio no rim, ou tem uma predisposição genética para desenvolver a enfermidade, podem incorporar a proteína animal em sua dieta, incluindo a carne bovina.

Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.

Resposta: O recomendado é evitar o consumo de alimentos industrializados, como por exemplo: salame, salsinha, linguiça e embutidos em geral, enlatados, refrigerantes à base cola, cerveja, suco em pó, macarrão instantâneo, bolo de pacote, amendoim, leite e derivados.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

O que é bom para expelir pedras nos rins? As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.