Quem tem pedra no rim pode tomar água com limão?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Orientamos que os seguintes alimentos sejam evitados: sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce.

A maior parte dos cálculos renais são compostos por oxalato de cálcio e ácido úrico. Podemos evitar a formação dessas pedras, evitando o consumo exagerado de proteínas, sobretudo carnes, pois esses alimentos podem aumentar a produção de ácido úrico e alterar a acidez urinária.

Não há contraindicações à ingestão de água com limão
Mito. Apesar de todos os benefícios dessa fruta, água com limão não faz bem a pessoas que têm doenças como esofagite e outras sensibilidade ao ácido cítrico, podendo ter queixas gástricas, dor de cabeça e alterações na pele.

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.

Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.

Laranja e limão
O ácido cítrico, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins.

Elas se instalam na região lombar, quase sempre de um lado só das costas, e costumam passar para a lateral do abdômen, pelve e genitais à medida que as pedras progridem pelas vias urinárias. No entanto, diferentes posições ou movimentos corporais não influem no aparecimento nem na intensidade da dor, afirma o dr.

Por causa do sódio, o sal é um grande aliado para a formação do cálculo renal. Além disso, evite alimentos muito salgados, como bacalhau, azeitonas, embutidos (salsicha ou linguiça) e enlatados (extrato de tomate, ervilhas, sardinhas, etc).

A primeira dica para evitar a crise é interromper imediatamente a ingestão de água. Pode parecer estranho, pois para o tratamento de pedra nos rins beber água é um hábito fundamental que evita a formação dos cálculos renais.

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Beber a mistura em jejum possui um efeito desintoxicante, que também auxilia a eliminar as toxinas na parede do intestino.