Quem tem pedra na vesícula pode comer o quê?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

As verduras e legumes não podem faltar; são recomendáveis a beterraba, a alcachofra, o pepino, o tomate e o rabanete; poderá incluir também sucos de verduras e legumes. Tão importante como as verduras e legumes, as frutas também são muito aconselháveis. Pode escolher entre pera, maçã, figo, melão, mamão, entre outras.

Pode comer qualquer tipo de pão , arroz e feijão , sem problemas .

Café diminui risco de pedra na vesícula
A mesma revisão científica mostrou que o consumo moderado de café ajuda a diminuir o risco de contrair pedra na vesícula. A condição é causada pelo acúmulo de resíduos petrificados na vesícula biliar, órgão que produz a bile.

O tratamento para pedras na vesícula pode ser feito através de medicamentos, com o objetivo de diluir o cálculo quando o colesterol é a principal causa. Mas, a cirurgia continua sendo o método mais indicado.

Como é feito o tratamento da Pedra na vesícula? A cirurgia é normalmente indicada para os cálculos biliares. O método cirúrgico mais indicado é a laparoscopia, para retirada total da vesícula, chamada colecistectomia. Essa cirurgia é indicada pois é menos invasiva, o que permite uma recuperação mais rápida.

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras. Outras frutas que não são necessariamente do gênero Citrus, mas também contêm boas quantidades da vitamina são acerola e kiwi.

Entre as principais causas da inflamação da vesícula biliar estão o excesso da presença de colesterol e sais minerais na bile. Com esse excesso, pequenas pedras se formam e, assim, bloqueiam ou interrompem o fluxo da bile.

Já vi pessoas fazendo na manteiga, no óleo, no azeite e é aí que está o problema para quem tem pedra na vesícula. Quanto mais óleo e gorduroso estiver, maior os riscos! Prefira o ovo cozido ou se for preparar um omelete ou fazer frito que tenha muito pouco óleo.

A recomendação de doce ou sobremesa seria chocolate 70% em pequenas quantidades, porque tem pequena quantidade de gordura saturada saudável e açúcar, sendo rico em antioxidante.

Evite doces
O consumo de açúcar, grãos refinados e refrigerantes no estudo divulgado pelo Journal of Health Population and Nutrition esteve associado a um risco aumentado de doença da vesícula biliar.

Detalhes. Quem tem pedra na vesícula precisa diminuir o consumo dos alimentos gordurosos. Cristina já foi parar no hospital com o problema, mas não consegue evitar pão francês, pipoca, chocolate e pastel.

Leite e derivados desnatados, dependendo da tolerância de cada pessoa; Bebidas vegetais, como leite de arroz, de amêndoa ou aveia; Carnes magras, como frango sem pele, peixes e peru; Bebidas, como água, sucos naturais e chás.

As verduras e legumes não podem faltar; são recomendáveis a beterraba, a alcachofra, o pepino, o tomate e o rabanete; poderá incluir também sucos de verduras e legumes. Tão importante como as verduras e legumes, as frutas também são muito aconselháveis. Pode escolher entre pera, maçã, figo, melão, mamão, entre outras.

Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica. O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Quando uma dessas pedras se movimenta e alcança o ducto biliar, o organismo faz uma forte pressão para conseguir eliminar a obstrução. Essa reação faz com que o paciente sinta fortes dores que iniciam repentinamente e cessam após algumas horas.