Quem tem passaporte vermelho no Brasil?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Azul-escuro: cidadãos brasileiros comuns; Amarelo: refugiados e apátridas; Marrom: Laissez-passer; é utilizado quando o Brasil não tem relações diplomáticas com outro território; Vermelho: oficiais do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas.

Para solicitar o passaporte português sem urgência, por exemplo, é preciso pagar R$ 374,57. Se for em caráter de urgência, o custo é de R$ 563,62. O valor cobrado para emissão do passaporte europeu depende do país em que for solicitado o documento.

Basta ter pais ou avós espanhóis, mesmo que esses tenham nascido fora da Espanha, porém, possuam cidadania espanhola, ou ser bisneto de espanhol com menos de 18 anos. Casar com um espanhol também dá direito ao passaporte europeu, desde que resida no país por pelo menos um ano.

Utilizado pelos membros da União Europeia (menos Croácia), essa cor antigamente era usada nos passaportes de cidadãos das nações comunistas. Outros países como Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Peru e China utilizam a cor vermelha em seus passaportes.

Apesar do passaporte vermelho não permitir morar nos EUA sem visto, facilita bastante para viagens de turismo. Caso tenha cidadania europeia e não queria solicitar o ESTA por querer ter o visto colado no passaporte, você pode optar por solicitar o visto de visitante (B) no Consulado dos EUA.

quando carimbada em seu passaporte, significa que os agentes detectaram que você não possui um documento válido para viajar e ingressar no país, ou seja, falta do passaporte (quando cidadão de país terceiro não integrante do espaço Schengen).

A diferença de mobilidade entre os que estão no topo e no fim do índice, agora, é a maior já registrada, com Cingapura capaz de acessar 165 destinos a mais sem visto do que o Afeganistão, que leva a somente 27 lugares sem a documentação.

Os passaportes em tons de borgonha são utilizados pelos países da União Européia (com exceção da Croácia). Os estados que desejam se juntar à UE também optarem por seguir o mesmo tom, como a Turquia. Países como Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, na comunidade andina, também possuem os passaportes em tons de borgonha.

Primeiramente, quem tem direito a tirar o passaporte europeu, são pessoas descendentes de imigrantes que vieram da Europa. Portanto, para conseguir o passaporte europeu, é necessário entrar em contato com a embaixada do país originário de um dos seus antepassados, para solicitar a dupla cidadania.

Prazo de entrega: o documento ficará pronto em cinco dias úteis, sendo possível fazer um requerimento expresso (dois dias úteis) e urgente (um dia útil). Valor do passaporte: o preço da emissão do passaporte também muda de acordo com a sua urgência.

Ou seja, você pode sim ter múltiplas cidadanias, apenas se as outras decorrerem de nascimento em território estrangeiro, ascendência estrangeira, ou naturalização por imposição de outro Estado.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

Azul. Depois do vermelho, o azul é a segunda cor mais comum no mundo para passaportes. O precioso documento Azul representa o “novo mundo”. Os países do continente americano gostam particularmente da cor azul.

De acordo com a medida, presidentes, vice-presidentes e ex-mandatários, assim como seus cônjuges e dependentes, têm direito ao registro. Também estão aptos a receber o documento: ministros, titulares de secretarias vinculadas à Presidência da República, entre outras autoridades (veja detalhes abaixo).

Passaporte preto: mais rara de se ver, a cor é adotada pelo México e pela Nova Zelândia, além de países do continente africano, como Angola, Botsuana e Congo, lembrando que o passaporte preto também é utilizado por cidadãos autorizados e providos de benefícios diplomáticos nos Estados Unidos.

Não existem regras oficiais que regem a escolha da cor do passaporte, mas todos os passaportes do mundo são azul, vermelho, verde ou preto. Também não importa qual tom dessas cores são usadas, mas tons mais escuros – azul marinho, bordô, verde escuro– parecem ser as opções mais populares.

No Brasil, são emitidos cinco tipos de passaportes: o passaporte comum, o oficial, o diplomático, para estrangeiros e de emergência, segundo o decreto nº 5.978 da Constituição Federal. O passaporte comum é concedido a todo cidadão brasileiro, nascido ou naturalizado no país.