Quem tem pancreatite pode tomar suco de laranja?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

Suco de abacaxi com hortelã e boldo
Este suco é ótimo, não apenas para acalmar o sistema digestivo, mas também para regular a secreção do pâncreas, melhorando a digestão. Além disso, como o abacaxi é muito rico em antioxidantes, também combate os radicais livres.

Ingira frutas e legumes diariamente
De acordo com a diretriz nutricional para pancreatite crônica da Stanford University, é importante consumir diariamente fontes alimentares de frutas, legumes, vegetais e grãos integrais para quem quer evitar o risco de pancreatite.

Qual melhor suco anti-inflamatório? As frutas cítricas estão no topo da lista dos sucos bons para inflamação. Laranja, limão e abacaxi são exemplos disso. Mas, tem outras frutas e vegetais que também trazem esse benefício, como goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá, frutas vermelhas e romã.

Pancreatite aguda
Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

Manter uma alimentação rica em carboidratos e proteínas e pobre em gorduras é importante para controlar os sintomas da pancreatite.

Uma nova pesquisa sugere que a vitamina D pode ter propriedades de proteção para as células beta das pâncreas. Uma equipe do Instituto Salk, em San Diego, na Califórnia, afirma que sua descoberta revolucionária envolve a vitamina D, também conhecida como vitamina do sol e células beta do pâncreas.

Alimentos que fazem mal ao pâncreas
Bebidas alcoólicas; Alimentos fritos; Alimentos ricos em gordura; Carboidratos refinados (pão branco e alimentos com alto teor de açúcar).

Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos. Experimentos com cobaias mostraram que quando o órgão - que ajuda a controlar a taxa de açúcar no organismo - se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.

A secreção pancreática (suco) é formada basicamente por água, enzimas e bicarbonato.

Cálculos biliares e abuso de álcool são as principais causas da pancreatite aguda. Dor abdominal grave é o sintoma principal.

Normalmente, em menos de uma semana o quadro de pancreatite aguda é resolvido. Porém, casos graves de pancreatite aguda podem exigir a internação do paciente por mais de um mês. Deve-se ficar atento a recorrências da doença.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.

O suco concentrado tende a ser mais saudável do que o néctar, por conter a polpa da fruta e geralmente não trazer açúcar —que é usado a gosto depois pelo consumidor, ao diluir o produto em água. Porém, também tem conservantes, aromatizantes e corantes na fórmula —por isso o suco integral é sempre a melhor opção.