Quem tem pancreatite pode comer feijão?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Também segundo a diretriz da Stanford University, o consumo de feijões, lentilha, entre outras leguminosas, pode ajudar pacientes que têm diabetes e sofrem com pancreatite, além de serem fontes de proteína para substituir o consumo exagerado de carnes.

À medida que a pessoa for tolerando melhor os alimentos, são recomendados preparações sólidas com pouca gordura, como carnes magras, peixe e frango sem pele. Os legumes e frutas nessa fase devem ser cozidos, para facilitar a digestão.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

Feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha são ricos em proteínas e possuem baixo teor de gorduras saturadas. O excesso de gorduras saturadas na alimentação sobrecarrega o pâncreas. Couve, repolho, brócolis, nabos, mostarda, entre outros, são ricos em nutrientes e ajuda a proteger a atividade pancreática.

Tratamento da pancreatite
Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos.

Normalmente, em menos de uma semana o quadro de pancreatite aguda é resolvido. Porém, casos graves de pancreatite aguda podem exigir a internação do paciente por mais de um mês. Deve-se ficar atento a recorrências da doença.

Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos. Experimentos com cobaias mostraram que quando o órgão - que ajuda a controlar a taxa de açúcar no organismo - se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.

Smoothie de amaranto e papaia. O mamão é uma das frutas mais recomendadas para quem sofre de problemas no pâncreas, pois sua enzima chamada papaína estimula o órgão, permitindo uma melhor digestão dos alimentos, principalmente da carne.

Sendo assim, a maioria dos guidelines em pancreatite aguda recomenda o uso de carbapenêmicos ou a famosa associação de ciprofloxacino e metronidazol como terapia antibiótica empírica para os casos de infecção da necrose pancreática5,13.

Quanto tempo dura uma pancreatite aguda? As crises de pancreatite variam amplamente em gravidade e duração. Crises leves de pancreatite aguda podem se resolver dentro de uma semana. Crises graves podem demorar várias semanas para desaparecer.

Na dosagem correta, a cúrcuma se mostrou tão eficaz quanto outros fármacos como ibuprofeno e aspirina. Como a inflamação crônica é um fator chave em doenças como artrite e pancreatite, estudos buscam entender o potencial efeito da cúrcuma no tratamento destas doenças.

A pancreatite é a inflamação do pâncreas. Entre as principais causas desse problema temos a fibrose cística, a obstrução das vias biliares e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. O que acontece é que as enzimas pancreáticas são “ativadas” antes de chegar ao sistema digestivo, e isso provoca a inflamação.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdômen, que pode afetar até mesmo as costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas e com forte odor;
  6. Febre;
  7. Suor e.
  8. Perda de peso acelerada.

O chá de gengibre, assim como o chá verde, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar contra o possível desenvolvimento de câncer ou acúmulo de gordura no pâncreas. Ele também pode ajudar contra infecções e inflamações que possam acometer o órgão.

90% dos casos de pancreatite aguda são leves , mesmo assim é preciso internação hospitalar para controle da dor e dos vômitos. O paciente deve ficar em jejum, para manter o pâncreas em repouso até que a dor passe completamente.

Chás e suas funções

  • Chá de gengibre: desinflama, depura o organismo, é sedativo e antioxidante;
  • Chá-verde: limpa o pâncreas;
  • Infusão de alcaçuz: ajuda a digerir os alimentos ;
  • Chá de quebra-pedra: ajuda a combater pedras nos rins.

A pancreatite é uma doença perigosa e fatal, por isso é imprescindível receber acompanhamento de um profissional especializado e de confiança.

Os remédios que o gastroenterologista pode indicar são analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou tramadol para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Nos casos de pancreatite crônica causada por doenças autoimunes, pode ser indicado o uso de corticóides.

A causa mais comum de pancreatite crônica é o uso pesado de álcool por muitos anos. A forma crônica da pancreatite pode ser desencadeada por um ataque agudo que danifica o ducto pancreático. O ducto danificado faz com que o pâncreas se torne inflamado.

Segundo pesquisadores da University of Southern California, restringir a alimentação a 800-1100 calorias durante cinco dias pode ajudar o pâncreas a recuperar suas funções.