Quem tem Oxum de cabeça?

Perguntado por: nveiga . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

São conhecidos por serem chorões e dengosos. De forte sensibilidade, eles costumam ser muito carinhosos com seus amigos e familiares. Estão sempre preocupados com o bem-estar de todos. Buscam estar sempre acompanhado de pessoas de caráter e dá muito amor à quem gosta.

Adoram o luxo, riqueza, requinte e conforto
Os filhos de Oxum adoram a riqueza, o brilho, o conforto, o dourado. São pessoas atraídas por joias, roupas sofisticadas, por itens que tragam conforto e beleza. São muito vaidosos e em alguns casos, chegam a ser até fúteis e interesseiros quando o assunto é dinheiro.

Segundo pai Uran, Oxum é a orixá da beleza e da fertilidade e em 2023, ela vem representando a sabedoria e o poder feminino. "Com certeza, será um ano marcado pelo empoderamento das mulher. Ela vem trazendo também amor, casamento e fecundação. É inclusive, um ano propício para mulheres que não conseguem engravidar.

Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.

Deusa do amor e senhora das emoções, Oxum é a responsável por acalmar as tempestades emocionais que atingem a vida dos homens e mulheres. Ela acolhe as emoções e as dores das pessoas, oferece acalanto, tranquilidade e inspira para que as melhores decisões sejam tomadas.

Salve mãezinha benevolente”. Se você deseja fazer uma saudação a Oxum, ou pedir algo para essa orixá, considerada a protetora da água doce, é assim que você deve começar. Entretanto, se você quer realmente agradar essa rainha – vale ressaltar que ela é super vaidosa – vale rezar o oriqiui (louvação) completo.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.

Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo. Conhecida também pelas variações Osum, Oshun e Ochun, a deusa representa a feminilidade e a sensibilidade.

Quando Oxúm deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela. É por isso que Oxúm chora.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

Oxum é muito importante, especialmente para mulheres religiosas que acreditam nele. Como representa a fertilidade, muitas mulheres pedem a Oxum para ajudá-las a engravidar ou quando são inférteis. Também procuram quando há seca, pois controla a água doce que ajuda a fertilizar os campos.

Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.

Refletindo a inveja, o ciúme, o mal em geral, seu espelho põe “às claras” quem é quem, mostrando a realidade a todos. E quando a inveja, por exemplo, é detectada, Oxum e o espelho se tornam armas de dissipação de tudo o que é ruim. Então, Oxum se apresenta sempre bem adornada, enfeitada e vistosa.

Oxum é a mais bela e sedutora de todas, mas também é vaidosa e ciumento. Ela é a mãe da água doce, Orixá dos rios e nascentes em geral. Oxum também é conhecida como a Deusa do Amor, pois é responsável pelas uniões conjugais e fertilidade.

Por todas essas qualidades e grande dedicação ao relacionamento, é costume dizer que as filhas de Oxum têm sorte no amor. Se Oxum é sua guia, a sua combinação perfeita é com os filhos de Nanã, Omulu e Oxóssi.

Segundo ela, Oxum, por ser associada a água doce, é a senhora das águas da vida, já que a substância é essencial para a perpetuação dos seres vivos no planeta. “Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina].

Leve uma figa para alguém de confiança benzer. Depois, deixe a figa mergulhada no mel e, por cima dela, coloque sete pétalas de rosa amarela e cubra. Deixe assim durante três dias e diga todos esses dias: "Atraio a sorte, atraio o êxito, ganho porque confio na sorte com as bênçãos de Mamãe Oxum, Ora iê iêô".

mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

Continuar lendo Quem Oxum amava?