Quem tem orgulho e orgulhoso?

Perguntado por: acorte2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

"Orgulhoso" é aquele que tem orgulho. Também é a manifestação ostensiva do sentimento de orgulho. O termo "orgulhoso" pode ser positivo ou negativo, dependendo do contexto ao qual é aplicado.

Ufano, altivo, soberbo, enfatuado. 3. Aquele que tem orgulho.

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

"Orgulhoso" é aquele que tem orgulho. Também é a manifestação ostensiva do sentimento de orgulho. O termo "orgulhoso" pode ser positivo ou negativo, dependendo do contexto ao qual é aplicado.

O orgulho é um sentimento que pode ser uma virtude ou um vício. Funciona como um remédio: na dosagem certa te cura, e se tomar demais pode te matar. Ter orgulho próprio é bom e necessário para todo ser humano, é mais do que saudável saber reconhecer suas qualidades e apreciá-las!

Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).

A relação do orgulhoso doentio com as suas emoções é precária, aumentando os percalços, amizades tóxicas e relacionamentos de má qualidade. O distanciamento voluntário das emoções, especialmente as negativas, não é a solução. O orgulho doentio é uma característica de quem precisa preencher lacunas emocionais.

O orgulho limita ou impede o progresso.
Ele limita ou impede o progresso (ver Alma 12:10–11). Os orgulhosos não se deixam ensinar (ver 1 Néfi 15:3, 7–11). Não mudam de ideia para aceitar a verdade, porque fazê-lo implicaria admitir seu erro.

Representa um sentimento de satisfação por uma realização ou capacidade. Um excesso de autoadmiração que resulta em arrogância, soberba, altivez. O sentimento pode ser direcionado a outras pessoas.

2 vaidade, altivez, soberba, presunção, pretensão, arrogância, imodéstia, afetação, vanglória, ostentação, jactância, empáfia, insolência, desvanecimento, entono, alarde, fatuidade, filáucia, prosápia.

Soberba

Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”. É aquela emoção que enche a mente de imagens grandiloquentes, nos fazendo pensar que tudo gira em torno do nosso umbigo.

Dicas para diminuir com o orgulho no relacionamento

  1. Entenda a origem deste comportamento. Faça uma autoavaliação do porque seu orgulho atinge níveis altos o bastante para interferir nos seus relacionamentos. ...
  2. Pondere os pontos. ...
  3. Dê o braço a torcer. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

6 conselhos para lidar com pessoas orgulhosas e egoístas

  1. Observe as virtudes de essa pessoa. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Tente entender o modo de ser alheio. ...
  4. Cuide da sua autoestima. ...
  5. Você não pode mudar essa pessoa. ...
  6. Evite as críticas.

Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo.

A maneira mais eficiente de fazer isso e, consequentemente, controlar o orgulho doentio é trabalhando a honestidade. Esse costuma ser o pior pesadelo das pessoas orgulhosas, que gostam de mentir ou ignorar os seus problemas, mas é também o remédio para o excesso desse sentimento.

Na psicologia foram definidos dois tipos de orgulho, o positivo e o negativo. O orgulho positivo é chamado de autoestima e autoconfiança, e o negativo é chamado de soberba.

Soberba (vaidade, orgulho)
No Inferno de Dante, o castigo para a soberba era forçar o orgulhoso a andar com uma imensa placa de pedra nas suas costas, para que tivesse o sentimento de humildade. O castigo para o orgulhoso muitas vezes pode ser “estar na rua”, em um momento em que não está preparado para isto.

Ele se sente seguro na superfície das ações, lidando com questões preto no branco, mas quando entra no campo das emoções, onde existem forças ocultas e sentimentos ambivalentes, ele recua e fica acanhado.