Quem tem olho em terra de cego é rei?

Perguntado por: icordoba3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

"Em terra de cego, quem tem um olho é rei, e quem tem dois olhos é muito malvisto." Indivíduos inteligentes e capazes são encarados como uma enorme ameaça e precisam ser rapidamente eliminados pelos que estão no poder. Por essa razão, pessoas com mérito e competência dificilmente são promovidas no Brasil.

adjectivo e nome masculino
[Informal] Que ou quem não tem um olho ou é cego de um olho. Plural: caolhos |ó|. Origem etimológica:talvez do quimbundo ka, pequeno + olho.

“Em terra de cego, quem tem um olho é rei.” Esse é um famoso provérbio popular, que significa que, mesmo quando se tem pouco, em um contexto onde todos os demais têm ainda menos, você está em vantagem.

Era defeito que tornava qualquer homem inábil para o sacerdócio (Lv 21.18). Quem guiava mal o cego, fazendo-o errar o caminho, era amaldiçoado (Lv 19.14 - cp com Dt 27.18). Aponta-se como um dos castigos de apostasia (Dt 28.28).

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas a curtíssima distância.

São termos arraigados em nossa cultura, mas que se remetem a algo que ficou para trás... "O castigo vem a cavalo" indicava algo rápido, embora que hoje se alguém falar literalmente que vai mandar uma encomenda a cavalo, sabemos que vai demorar...

“Eu digo 'quem disso fala, disso usa', mas na verdade o ditado é outra coisa”, brinca, referindo-se a “Quem disso usa, disso cuida”, que se refere à fama que as pessoas carregam por andarem na companhia de determinados grupos.

O que é? Desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os olhos não fiquem paralelos. No estrabismo, enquanto um dos olhos olha em frente, o outro está desviado.

Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão dos animais. O olho humano é um complexo sistema óptico capaz de distinguir até 10 mil cores. Os olhos apresentam como funções principais a visão, nutrição e proteção.

Olho preguiçoso, ou ambliopia, é um desvio ou desalinhamento de um olho, geralmente causado por estrabismo ou ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia).

6) Cada macaco no seu galho – apresenta o conceito de que cada um deve cuidar da sua vida e não se intrometer na do outro.

Este ditado popular quer nos dizer que, o que não desejamos para nós não podemos desejar para os outros.

"Mais vale um pássaro na mão que dois voando: Significa que é melhor ter pouco que ambicionar muito e perder tudo. É tradição de antigos caçadores. Eles achavam melhor apanhar logo a ave que tinham atingido de raspão, antes que ela fugisse, do que tentar atirar nas que estavam voando e errar o alvo."

Bartimeu é descrito como cego e mendigo (tüflós e prosáites), o que significa que pertencia ao grupo dos “ptochoi”, sobrevivendo com recursos abaixo do mínimo vital. Estes autores descre- vem os “ptochoi” como os absolutamente pobres, aos quais faltava tudo.

Havendo Eu Sido Cego, Agora Vejo