Quem tem obstrução intestinal consegue soltar gases?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Parar de evacuar e de eliminar gases são os sintomas mais comuns da obstrução intestinal. No entanto, caso a obstrução seja parcial, é provável que ocorra ainda sim a eliminação de gases.

Em situações assim, a intervenção cirúrgica é urgente, já que pode ser fatal em até 6 horas. Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Obstrução intestinal é uma obstrução mecânica significativa ou bloqueio completo da passagem do conteúdo pelo intestino devido à patologia que causa o bloqueio do intestino. Os sintomas incluem dor em cólica, vômitos, obstipação e interrupção da eliminação de gases.

O diagnóstico pode ser feito a partir da avaliação dos sintomas pelo médico, além do exame físico do paciente. Para identificar a obstrução, é realizado o exame de colonoscopia, que consiste na captura de imagens do intestino grosso e da parte final do intestino delgado.

A obstrução intestinal ocorre quando o trânsito natural das fezes é impossibilitado de maneira aguda. O problema pode acontecer por diversos motivos. Em alguns casos, a única forma de tratamento efetiva é realização de uma intervenção cirúrgica, que pode envolver a realização de uma colostomia, por exemplo.

A obstrução do intestino delgado causa sintomas logo após seu início: cólicas abdominais, centradas ao redor do umbigo ou no epigástrio, vômitos e — em pacientes com obstrução completa — obstipação. Os pacientes com obstrução parcial podem desenvolver diarreia. Dor intensa e contínua sugere estrangulamento.

Os sinais e sintomas clássicos são dor abdominal, distensão, vômitos, náuseas e constipação absoluta. A idade do paciente pode ajudar a determinar a causa mais provável. Uma malignidade deve ser considerada em todos os pacientes que apresentam obstrução do intestino grosso.

Além disso, existem quadros que o uso de laxantes pode causar a piora da situação. Um exemplo disso é um caso de obstrução intestinal, afinal, o caminho para a passagem de fezes está fechado e forçar o funcionamento do intestino, nesse caso, pode causar a ruptura intestinal.

Tipos de remédios que podem causar constipação
Agentes anti-colinérgicos. Antiespasmódicos. Antidepressivos tricíclicos. Bloqueadores dos canais de cálcio.

A produção de gases é variável entre as pessoas, mas está associada a hábitos alimentares (dieta) e fatores individuais. Além disso, os gases estão presentes em algumas doenças intestinais, como a constipação intestinal, a Síndrome do Intestino Irritável, e em quadros obstrutivos do intestino.

Como saber se tenho fezes acumuladas? Nestes casos, geralmente surgem sintomas como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal.... Possíveis sintomas.

O que é obstrução intestinal maligna? A obstrução intestinal maligna (OIM) associa um quadro de obstrução intestinal com a presença de tumor irressecável intra-abdominal, sendo ele primário ou metastático. Inclui obstrução após o ligamento de Treitz.

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

Sendo assim, a suboclusão intestinal consiste em uma obstrução parcial ou incompleta do intestino. A pessoa geralmente não consegue eliminar as fezes, mas pode conseguir eliminar os gases. De toda forma, é um problema que exige tratamento por que causa do grande desconforto e risco, levando ao quadro de abdome agudo.

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:
Pães integrais, pães feito com ovos e queijos, pães doces, macarrão integral, arroz integral, farelos, sementes de abóbora e girassol, cereais com fibras (All Bran, granola), biscoitos recheados, waffers, salgadinhos, frituras em geral.