Quem tem o sobrenome Silva pode tirar cidadania italiana?

Perguntado por: rsantos2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

É possível que você tenha direito à cidadania italiana, mesmo com sobrenome Silva. Tudo depende da história da sua família e dos documentos que comprovem a origem dos seus antepassados na Itália. Imagine poder desfrutar dos benefícios de ser cidadão europeu, como acesso facilitado a empregos, estudos e viagens!

Rossi, Russo e Ferrari são os três sobrenomes italianos mais populares na Itália.

Quais são os principais motivos que os juízes negam o reconhecimento da cidadania? Os juizes negam a cidadania quando há dúvidas sobre a descendência direta e as certidões apresentam óbvias irregularidades ou discrepâncias ou discordâncias graves.

Quanto custa a cidadania italiana? Os gastos variam conforme o tipo de pedido e a documentação. Em média, podem variar entre R$ 10 mil e R$ 40 mil.

O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

Segundo alguns genealogistas, os Silva(s) descenderiam, em parte, dos reis de Leão, um antigo e poderoso reino que existia na Península Ibérica durante a Idade Média e em parte dos Silvios da Roma antiga, uma família lendária que estaria ligada aos reis de Alba-Longa e seriam descendentes do herói lendário Eneias.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Segundo um levantamento do site “Nós, portugueses”, os 10 sobrenomes (apelidos) mais comuns em Portugal são: Silva, Rodrigues, Fernandes, Gonçalves, Santos, Pereira, Costa, Ferreira, Gomes e Martins.

Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país. Nesta lista, realizamos uma seleção com os nomes próprios masculinos e femininos mais peculiares que foram registrados por menos de 10 brasileiros e os sobrenomes mais raros que foram registrados por menos de 20.000 pessoas do Brasil.

Para o reconhecimento é preciso comprovar por meio de certidões de registro civil (nascimento, casamento e óbito) a linha direta com o ancestral italiano nascido na Itália (dante causa/antenato) até chegar nos requerentes interessados, seja de linha Paterna ou Materna.

Santos

O Brasil é um país com uma população com mais de 200 milhões de pessoas. Com isso alguns sobrenomes se destacam e são usados por muitas pessoas. Santos. Cerca de 4 milhões de brasileiros têm o sobrenome “Santos” e se parar para contar com a variação “dos Santos”, a soma pode chegar perto dos 5 milhões.

Muitas pessoas têm essa dúvida referente à necessidade de conhecer o idioma italiano para conseguir o reconhecimento da cidadania. E a resposta é: depende, em certos tipos de processo não é necessário ter entendimento na língua, mas em outros sim.

6 Vantagens da Cidadania Italiana
- Estudar em ótimas Universidades do continente europeu; - Não precisar de visto para entrar nos EUA, Canadá e Japão; - Transmitir a cidadania europeia aos seus descendentes.

Trentino-Alto Ádige

Mas se Trentino-Alto Ádige é uma região italiana, por que os trentinos e seus descendentes não têm o direito à cidadania italiana reconhecido facilmente, como outros italianos?

Você sabia que é possível obter a cidadania italiana do Brasil através de um processo que pode lhe render dez anos a menos de espera? Isto mesmo, adquirir a dupla cidadania via justiça italiana leva aproximadamente dois anos. Em contrapartida, por meio do consulado o prazo pode chegar até 12 anos.

14 anos

Saiba, com detalhes, quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana. Pelo Consulado no Brasil, o processo costuma demorar entre 7 e 14 anos. Já por via judicial, o prazo médio atual, de 2023, é entre 8 meses e 1 ano. Viajando para a Itália, essa média cai para entre 3 e 6 meses.

O sobrenome "da Silva" é um dos apelidos mais usados no Brasil e em Portugal. Durante o período colonial este sobrenome foi dado a milhares de escravos que chegaram ao Brasil.

Há quem acredite, inclusive, que a popularização do Silva no Brasil tem a ver com o fato de que ao chegarem à colônias as pessoas eram distinguidas entre os que eram da “costa” e os que viviam no interior, na selva (os Silva).