Quem tem o poder de mudar a Constituição?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 1 de maio de 2023
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As propostas de emenda à Constituição (PEC) podem ser apresentadas pelo presidente da República, por um terço dos deputados federais ou dos senadores ou por mais da metade das assembleias legislativas.

Depois de escolhidos os membros da Assembleia Constituinte, começa, de fato, o processo de elaboração de uma nova Constituição. O processo costuma durar, em média, um ano, e é composto por diversas etapas e comissões internas. A elaboração da Constituição Brasileira foi dividida em sete etapas.

Em países democráticos, a Constituição é redigida por uma Assembleia Constituinte, formada por representantes escolhidos pelo povo. No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente em 1986 e empossados em fevereiro de 1987.

4 anos de Bolsonaro têm mais emendas constitucionais
A Constituição é o conjunto de normas mais difícil de ser alterado. São necessários pelo menos 308 votos na Câmara e 49 no Senado, com 2 turnos de votação em cada Casa. Depois, o texto aprovado pelo Congresso pode ser promulgado. Não há sanção presidencial para PECs.

14 - O Presidente da República, observadas as disposições constitucionais e nos limites das respectivas dotações orçamentárias, poderá expedir livremente decretos-leis sobre a organização da Administração federal e o comando supremo e a organização das forças armadas.

Para a rejeição do veto é necessária a maioria absoluta dos votos de Deputados e Senadores, ou seja, 257 votos de deputados e 41 votos de senadores, computados separadamente. Registrada uma quantidade inferior de votos pela rejeição em umas das Casas, o veto é mantido (art. 66, § 4º, CF e art. 43 do RCCN).

“Não é prerrogativa da Câmara derrubar decreto. Só o prefeito, o governador e o presidente da república podem emitir decreto. Nós não temos autonomia para derrubar ou estabelecer decreto”, explicou o parlamentar.

Para o presidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Flávio Pansieri, só há duas situações que permitiriam a convocação de uma nova constituinte no país: uma ruptura institucional ou um consenso nacional.

Com efeito, a criação de uma nova ordem jurídica com a edição de uma nova Constituição produz a conseqüência de revogar, em princípio, toda a legislação editada sob a égide de Constituição anterior, vez que somente continuam em vigor as normas que, expressa ou tacitamente, guardem compatibilidade com a nova ordem ...

Tendo isso em vista, os pontos que causam mais controvérsia na Constituição chilena são: ter sido redigida durante um regime ditatorial, sendo considerada de origem ilegítima por grande parte da população do país; a sua rigidez, que dificulta a reforma ou alteração da carta constituinte, contribuindo para a permanência ...

O presidente do STF é o quarto na linha de sucessão da Presidência da República, sendo precedido pelo vice-presidente da República, pelo presidente da Câmara dos Deputados e pelo presidente do Senado Federal.

Supremo, conforme registram os dicionários, é o que está acima de todos, num determinado grupo. O Supremo Tribunal Federal é apenas um órgão do Poder Judiciário, que está acima dos demais órgãos desse mesmo Poder. Supremo é o órgão, o colegiado, não seus integrantes individualmente.

A Intervenção Federal é um procedimento previsto na Constituição. No caso do Rio de Janeiro, foi invocado o Inciso III do Artigo 34, que permite uma Intervenção Federal para "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública".

A Constituição foi modificada 140 vezes desde 1988.

Dispositivo constitucional que não pode ser alterado nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição (PEC). As cláusulas pétreas inseridas na Constituição do Brasil de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º.

Atualmente, o único modo formal de alterar a Constituição de 1988 é através de Emendas Constitucionais (art. 60, CF/88). Se uma PEC é rejeitada, somente poderá ser apresentada novamente na próxima sessão legislativa (ano seguinte).

A proposta destaca a defesa da democracia, da liberdade econômica, do direito à propriedade, do direito à vida do nascituro e da "possibilidade de expressar suas opiniões e na condução de suas vidas de acordo com valores e propósitos".

O desempenho do emprego durante o primeiro ano do governo Bolsonaro foi de relativa estabilidade, na faixa de 12%, com variações sazonais. A chegada da pandemia, com as restrições sanitárias e o fechamento do comércio, impactou o mercado de trabalho a partir do início de 2020, e levou o desemprego às alturas.

- Recuperação econômica -
Os pequenos empresários, por sua vez, valorizam o fato de Bolsonaro se opor aos fechamentos durante a pandemia de covid-19, que matou mais de 685.000 pessoas no país, segundo Daniela Campello, especialista em ciência política da Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores.