Quem tem o nome sujo pode sair do Brasil?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

As pessoas com nome sujo podem viajar ao exterior pelo direito de ir e vir, previsto pela Constituição Federal Brasileira. Tal poder somente pode ser invalidado se o viajante receber uma ordem judicial, se for julgado ou condenado.

Em termos práticos a pessoa somente não conseguirá viajar para o exterior se o seu passaporte tiver sido retido por ordem judicial ou houver uma ordem judicial para a polícia federal com ordem específica de não viajar ou mandado de prisão em aberto.

Ou seja, se você possui dívidas com a Receita Federal, pode acabar sendo impedido de viajar. Isso porque a Receita tem acesso aos seus dados pessoais e pode, inclusive, bloquear seu passaporte. Outra forma de ser afetado é através da retenção da restituição do Imposto de Renda.

Sim, viajar com nome sujo é possível. O deslocamento de um cidadão brasileiro não pode ser impedido apenas por causa de algumas contas em aberto e isso consta na lei. Dessa forma, mesmo que seu nome esteja inscrito na dívida ativa, será possível viajar para qualquer lugar do mundo.

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

O padrão é que o usuário receba uma resposta automática imediata indicando se há ou não restrições para a saída do bem. Porém, existem casos em que é preciso uma análise por parte do Iphan. Quando isso ocorre, a instituição tem até 15 dias corridos para responder se há ou não restrição de saída do bem cultural.

No Brasil, ser devedor e não pagar a dívida não é motivo para prisão, mas pode ser um impedimento para desfrutar as merecidas e esperadas férias ou até mesmo uma promissora viagem de negócios quando o destino for o exterior.

Sim. A locomoção de uma pessoa somente pode ser restringida por ordem judicial e jamais por causa de débitos inscritos nestes bancos de dados. Portanto, não há como impedir o cidadão de tirar seu passaporte ou visto, com base em dívidas ou em cadastros de restrição.

Nesse caso, surge a dúvida: Quem tem nome sujo pode tirar passaporte e visto? A resposta é sim! Isso porque, de acordo com a lei, a locomoção de um cidadão brasileiro não pode ser impedida por ele ter contas em aberto.

Problema: Um dos obstáculos mais comuns ao viajar para um país estrangeiro pode ser a barreira do idioma. Não ser compreendido ou lutar para se comunicar em outro idioma pode levar a algumas situações estressantes. Por esse motivo, muitas pessoas têm receio de deixar sua zona de conforto.

impedido de viajar ao exterior
Nesta situação, a pessoa fica impedida de conseguir tirar passaporte, porque a Polícia Federal exige que o CPF esteja regularizado na Receita para liberar a emissão do documento. Sem o documento de viagem, não é possível viajar para o exterior.

Ter uma pendência na Receita Federal significa que, por algum motivo, que podem ser desde erros de preenchimentos no cadastro até fraudes na declaração de Imposto de Renda, existem pendências em seu nome.

O procedimento tem uma taxa comum de R$ 257,25, mas casos de urgência e emergência podem elevar o valor para R$ 334,42.

Portanto, não há nenhum impedimento para que pessoas com o nome sujo obtenham o visto americano.

No que diz respeito a interferir ou não na solicitação de visto, definitivamente, a resposta é Não! Ter o nome sujo não atrapalhará sua solicitação de visto. Esses dados não são consultados pela Embaixada Americana durante sua entrevista.

certo. no caso de de antecedentes criminais por exemplo para algum para algumas empresas e. solicitados. normalmente você apresenta os antecedentes criminais aqui de Portugal.

O consumidor poderá ser preso em caso de dívidas e por seu nome constar do SPC ou SERASA? Não. A prisão civil por dívidas, de acordo com a Constituição Federal, somente é possível nos casos que envolvem a falta de pagamento voluntária e inescusável de alimentos e de depositários infiéis.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

5 anos

Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar com o “nome sujo” por causa dela.

É preciso o passaporte brasileiro válido. No caso de viagens para a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia, também é aceito como documento de viagem a carteira de identidade civil (RG), emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.