Quem tem o NIT tem direito ao PIS?

Perguntado por: lornelas4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Para contribuintes já cadastrados no PIS/PASEP e que já mantinham inscrição no NIT, o número do PIS é equivalente ao do NIT. No caso de um novo cadastro, seja no PASEP ou PIS, o NIS não é alterado.

NIT é a abreviação de Número de Identificação do Trabalhador. Ele é gerado pela Previdência Social, através do recolhimento do INSS, para trabalhadores autônomos, contribuintes individuais ou facultativos, empregados domésticos ou segurados especiais.

Basicamente, NIS, PIS, PASEP e NIT são o mesmo número usado para identificar o trabalhador e permitir que ele receba benefícios trabalhistas previstos em lei.

É possível consultar o PIS pelo portal Meu INSS, pelo Portal Cidadão e também presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como consultar o NIT pelo CPF? A consulta do NIT pelo CPF pode ser feita por algumas das opções listadas acima, tais como: a Central 135 do INSS, Caixa Econômica Federal, site do CNIS, da Caixa e do Meu INSS. Em todas essas alternativas, o CPF pode ser utilizado e solicitado para acessar informações.

É um número atribuído pela Previdência Social a todo cidadão que pretende se cadastrar no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para contribuir mensalmente e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Muitas vezes o próprio sistema Meu INSS informa a existência de dois NITs no sistema, gerando por este motivo para cada NIT uma declaração previdenciária com dados distintos. Para resolver essa situação, é necessário unificar o CNIS, sendo exatamente sobre isso que vamos falar agora. Confira!

O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Se você tirou uma nova carteira de trabalho, pode acidentalmente ter dois números de PIS. Nesse caso, um novo empregador pode ter feito um registro diferente do seu nome junto ao Ministério do Trabalho.

Você pode retirar o comprovante do PIS indo direto em uma agência da Caixa mais próxima de você com os seus documentos pessoais, como a carteira de trabalho onde você pode consultar o número do PIS.

Basta entrar com o login Gov.br, informando CPF e senha. Na primeira página, uma lista de contratos de trabalho vai aparecer e o usuário deve então ir na opção “Dados do Contrato”, onde informações como ocupação e salário estarão presentes, assim como o número do PIS.

Recebe o PIS em 2023, trabalhadores da iniciativa privada que trabalharam no mínimo 30 dias em 2021, que receberam no máximo dois salários mínimos, que estão inscritos há pelo menos 5 anos no programa e que têm seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.

Saiba recorrer se não receber o abono do PIS/Pasep
O trabalhador que julga ter direito ao abono, mas não consta na lista de beneficiários pode recorrer ao Ministério do Trabalho e Emprego. Também é possível apresentar o recurso caso discorde do valor a ser pago.

Para regularizar essa duplicidade em seus números de PIS é necessário fazer um agendamento de atualização cadastral no INSS pelo site ou pelo fone 135 e no atendimento pedir o agrupamento de NIT/PIS e assim ter todas as informações compiladas em um mesmo cadastro.

O número do NIS é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos e vai informado na emissão de documentos, como a Carteira de Trabalho.

3. NIS e PIS é a mesma coisa? O NIS (Número de Identificação Social) é emitido para pessoas beneficiadas por programas sociais que ainda não tem o PIS. O PIS (Programa de Integração Social) é destinado exclusivamente a trabalhadores do setor privado.

Continuar lendo O que é NIT?