Quem tem o NIS tem direito a quê?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
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Para a pessoa trabalhadora vinculada à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física o NIS permite a identificação para receber ou recolher o FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e na hora de solicitar a aposentadoria.

Saber o número do NIS e se tem direito aos benefícios sociais é fundamental para qualquer brasileiro. Número de Identificação Social (NIS) é uma numeração que consiste em um cadastro que o Governo Federal realiza para conseguir identificar se um cidadão deve ou não receber benefício social.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID 19.

Trabalhadores de cooperativas; Trabalhadores vinculados a um empregador pessoa física; Beneficiários de programas sociais; Beneficiários de políticas públicas, cadastrados pela Secretaria Regional do Trabalho e emprego (SRTE), Ministério da Saúde (MS) ou Ministério da Educação (MEC);

A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111. Depois digite o seu CPF ou NIS.

O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

NIS – Número de Identificação Social: É o número para identificar brasileiros que recebem ou receberam algum benefício do Governo. Inclusive, é o mesmo número do PIS.

Para habilitação ao Programa Auxílio Brasil e recebimento de benefícios, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) deve ser o principal meio de identificação do Responsável Familiar. Contudo, também será possível o uso do Número de Identificação Social (NIS) para identificação das famílias, mas de forma transitória.

Baixe o Aplicativo do Auxílio Brasil e acompanhe informações sobre o Programa e a situação do seu benefício.

Em quanto tempo é aprovado o Auxílio Brasil? O Ministério da Cidadania tem o prazo de 45 dias para analisar os documentos e a entrevista, para então aprovar a família.

Consulta do Bolsa Família
Feito todo o procedimento de inscrição, os futuros beneficiários podem descobrir se foram aprovados ou não por meio do atendimento remoto disponibilizado pelo programa. Para isso, basta ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, ou para a central da Caixa, no telefone 111.

Pagamento da última parcela do Auxílio Brasil em 2022
O primeiro grupo que receberá são os beneficiários com final NIS digito 1. Já o último pagamento será feito no dia 23 de dezembro para aqueles com NIS de final 0.

Recebe o Auxílio Brasil de R$ 400 em julho as famílias que já estavam cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) e atendem aos critérios de extrema pobreza, com renda de até R$ 105 por pessoa da família (per capita), ou de pobreza, com renda entre R$ 105,01 a R$ 210 por pessoa da família (per capita).

Beneficiários com NIS final 5 recebem hoje o Auxílio Brasil | Agência Brasil.

selecione, no caixa eletrônico, a opção "Saque sem cartão" e preencha o número de CPF do beneficiário do Auxílio Brasil; toque na opção "Continuar" e digite o código de seis dígitos no aplicativo; toque em "Continuar" e conclua o saque.

O órgão tem um prazo de 45 dias para dar a resposta sobre a aprovação do benefício. E, para o benefício ser liberado, é preciso haver disponibilidade para que novas famílias sejam incluídas no programa. Você pode acompanhar a aprovação do Auxílio Brasil pela internet.

Caso ao consultar nos canais disponíveis o cidadão perceba que não teve o seu cadastro aprovado, ele deve verificar se houve algum erro na sua inscrição no CadÚnico. Para isso, precisa acessar o site ou aplicativo Meu CadÚnico para verificar se há inconsistência de dados, ou se necessita de atualização.