Quem tem o mesmo sobrenome é parente?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Resposta: Não necessariamente, no passado do Brasil, os escravos, índios, judeus, recém convertidos... eram geralmente batizados com sobrenomes comuns, tipo: Silva,Souza,Oliveira, etc...

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentar as iniciais de seus primeiros nomes; se mesmo assim existir coincidência, colocar os primeiros nomes por extenso.

Entre os italianos, o sobrenome deriva da expressão “Bonparente“, contida em documentos medievais, que indica o parentesco de alguém mencionado no texto, geralmente o pai. Além de Parente, a expressão deu origem ao sobrenome Parenti. No Brasil, o nome de família é proveniente de diversos lugares.

Entre os sobrenomes raros no Brasil, podemos encontrar opções como Viturino, Carolino e Calado, que foram registrados por menos de 20.000 pessoas. Além disso, existem muitos nomes peculiares que foram registrados por menos de 10 brasileiros, como Zelândia, Zéfiro e Zênite.

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

O substantivo xará indica uma pessoa que tem o mesmo nome que outra, sendo sinônimo de homônimo, tocaio, xarapa e xarapim.

Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.

Isso porque os sobrenomes existentes têm ancestralidade, ou seja, apontam às origens e características de suas famílias. Uma pesquisa do IPEA descobriu que 87,5% dos brasileiros têm nomes ibéricos: vindos da Espanha ou Portugal.

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

No Brasil. A ligação do sobrenome com o Brasil começa muitos séculos mais tarde, com o primeiro conde de São Lourenço, dom Pedro da Silva, governador-geral da colônia entre 1635 e 1639, no final da União Ibérica. Mas foi o alfaiate português Pedro da Silva o primeiro a estabelecer família por aqui.

Sobrenomes iguais
O novo Código Civil brasileiro, publicado em 10 de janeiro de 2002, permite ainda que “qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro”, mas a possibilidade de ambas as pessoas do casal compartilharem o sobrenome ainda não é comum no Brasil.

O sobrenome, ou patronímico, ou apelido de família, enquanto elemento fundamental do nome civil, designativo da procedência da pessoa e sua linhagem familiar, deve estar em consonância com a veracidade dos fatos da vida, sendo descabida a pretensão de inclusão de sobrenome totalmente alheio à origem familiar da autora, ...

Para descobrir a descendência pelo sobrenome, uma opção é pesquisar a história do sobrenome em questão. Isso pode ser feito através de livros de história, genealogia e até mesmo em sites especializados em pesquisa de sobrenomes.

Parente mais próximo refere-se ao parente de sangue vivo mais próximo de uma pessoa. O relacionamento de parentesco próximo é importante para determinar os direitos de herança se uma pessoa morre sem testamento e não tem cônjuge e / ou filhos.