Quem tem o maior porta-aviões do mundo?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

USS Gerald R. Ford

O maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, da Marinha dos Estados Unidos, foi colocado neste mês sob o comando da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Noruega.

Único porta-aviões da Marinha da Rússia, o Almirante Kuznetsov pode voltar ao serviço ativo no final de 2024, de acordo com uma fonte oficial da indústria russa de construção naval ouvida pela agência estatal TASS.

Segundo o comandante em chefe da esquadra, o vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, o NAM “Atlântico” é o navio com a maior capacidade de transporte e operação de aeronaves. “É o maior navio em termos de comprimento e de capacidade de combate.

O Brasil é o único país na América Latina e um dos poucos no mundo que possuem um porta-aviões, o NAe São Paulo – apenas outras sete nações possuem esse tipo de embarcação.

O maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, da Marinha dos Estados Unidos, foi colocado neste mês sob o comando da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Noruega. O navio e sua tripulação realizarão exercícios de treinamento no mar do país.

Yamato

Comissionado em 16 de Dezembro de 1941, o Yamato se tornou o orgulho da frota japonesa, com a certeza de seu armamento superior o tornar praticamente invulnerável, podendo atingir alvos muito antes que eles chegassem perto o bastante para usar as próprias armas.

Força de embarcações de superfície
Em setembro de 2021, a Marinha do Brasil contava com um total de 90 navios. No que toca à instrução, a Escola Naval opera três navios de instrução, o Guarda-Marinha Jansen, o Guarda-Marinha Brito e o Aspirante Nascimento.

Um problema crescente tem dado dor de cabeça aos comandantes navais dos Estados Unidos: como acompanhar a expansão constante da frota de navios de guerra da China. Não só a Marinha da China já é a maior do mundo, como também a sua liderança numérica sobre os EUA segue aumentando.

A China quer entrar para o seleto grupo de países que possuem porta-aviões com propulsão nuclear, atualmente representado apenas pelos Estados Unidos e França.

RA-96022

A aeronave RA-96022, utilizada para o transporte oficial do presidente russo Vladimir Putin, levantou vôo na manhã deste sábado (24) de Moscou em direção à cidade de São Petersburgo, conforme registrado pelo site flightradar24h, que faz o monitoramento de voos oficiais ao redor do mundo.

18. Situação atual dos porta-aviões da Marinha dos EUA.

Veja-se o caso do Type 055 da China, para muitos o primeiro contratorpedeiro do mundo. Com 12.000 a 13.000 toneladas, o Type 055 é maior do que os contratorpedeiros típicos (está mais próximo da classe de cruzadores Ticonderoga da Marinha dos EUA) e tem um poder de fogo formidável.

Seawise Giant

O Super-Petroleiro Knock Nevis , é o maior navio do mundo, sendo assim o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. Depois de inúmeras reformas e mudanças de nome (já foi chamado de Seawise Giant, Happy Giant, Jahre Viking), hoje o Knock Nevis não navega mais.

Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo.

Em visita ao maior navio da Marinha do Brasil, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foi discutir as próximas etapas do processo de retomada da construção naval brasileira.