Quem tem o direito de receber precatório rapidamente?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

O fundamento que rege esse pagamento prioritário – também conhecido como pagamento super preferencial – é o da dignidade da pessoa humana. Por isso, ele leva em conta 3 perfis de pessoas já citados no começo deste artigo: idosos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência.

A antecipação de precatórios é uma alternativa viável para pessoas que desejam receber o pagamento dos seus títulos sem ter que aguardar meses ou anos na fila. Além disso, é um procedimento autorizado por lei, que permite a negociação de títulos públicos com, por exemplo, empresas que compram precatórios.

Tenho um processo e quero saber quando vou receber o meu precatório? R. A data de pagamento do precatório será definida a partir da sua apresentação no tribunal pela Vara de Origem. É possível acompanhar a chegada por meio da consulta existente no portal de precatórios, acessível em: http://rpvprecatorio.trf5.jus.br/.

Precatórios com prioridades: natureza alimentar
Quem possui um precatório de natureza alimentar têm prioridade à frente dos comuns e deve receber a quantia antes das outras pessoas. Os precatórios alimentares são débitos que prejudicaram a renda de uma pessoa e que interferiram na qualidade de vida dela.

O credor de precatório alimentar que seja idoso (maior de 60 anos de idade), portador de doença grave ou pessoa com deficiência faz jus ao pagamento, em antecipação, de parte do valor de seu crédito.

30 meses

Assim, em regra, um precatório deveria demorar de 6 a 30 meses para ser pago, dependendo da data da sua inscrição. “Contudo, esse prazo não era respeitado pelos entes públicos, salvo a União Federal e alguns estados e municípios.

6- Posso transformar meu precatório em uma RPV? Sim. Basta informar ao juízo de execução que deseja cancelar o precatório e pegar apenas uma RPV. No entanto, fazendo isso o credor renuncia a todo o valor que exceder o limite do RPV municipal, estadual ou federal (30, 40 e 60 salários mínimos respectivamente).

São estes os casos, por exemplo, do Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal. Isso acontece pelo fato de serem estas instituições que recebem os depósitos quando há a quitação das dívidas.

Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região TRF4 | JFRS | JFSC | JFPR

  1. Preenchimento obrigatório: CPF ou CNPJ do Beneficiário:
  2. Preencher somente um dos campos abaixo: Número: Número de registro de precatório ou RPV (10, 15. ou 20 dígitos) ...
  3. Repita as letras no campo ao lado da imagem e clique no botão "Consultar"

Como eles funcionam
O Município deve pagar precatórios quando é condenado judicialmente. No entanto, isso ocorre somente em dívidas maiores do que 30 salários mínimos. Caso contrário, o pagamento deve ocorrer via RPV (Requisição de Pequeno Valor).

A compra e venda de precatórios se dá através de um a cessão de crédito, em que o credor principal do precatório (denominado cedente) transfere seu direito ao crédito inscrito a um terceiro interessado na compra desses títulos públicos (cessionário), recebendo uma remuneração por isso.

Como posso consultar a posição em que ele se encontra na lista? Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

Precatórios são dívidas judiciais acima de 60 salários mínimos. O montante liberado anualmente envolve o pagamento de verba a aposentados e pensionistas da Previdência Social e também a servidores. O ofício comunicando o total a ser pago foi enviado pelo CJF aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) no início deste mês.

No meio digital, o contribuinte precisa acessar o site do Tribunal de Justiça do seu Estado e procurar a opção “Consulta de processos”, tendo em mãos nome completo e o CPF do autor da ação judicial. Via de regra, não há encargos ou custos para fazer tal consulta.

60 salários mínimos

Portanto, os precatórios federais, por regra, possuem valor superior a 60 salários mínimos. Já a RPV federal tem valor inferior a esse limite.

O teto para uma requisição de pequeno valor se transformar em um precatório é: 30 salários mínimos para os municípios. 40 salários mínimos para os Estados. 60 salários mínimos para a União.

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

Os débitos da Fazenda Pública devem ser pagos por meio do sistema de precatórios. Quem é pago em 1º lugar: créditos alimentares de idosos e portadores de doenças graves. Quem é pago em 2º lugar: créditos alimentares de pessoas que não sejam idosas ou portadoras de doenças graves.

PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS EM 2023: CRONOGRAMA DE PAGAMENTO COMEÇA EM JUNHO, MAS VALOR É INSUFICIENTE. O Conselho da Justiça Federal comunicou aos Tribunais Regionais Federais o cronograma financeiro para o pagamento dos precatórios federais em 2023, prevendo a liberação dos recursos aos beneficiários no mês de junho.

Quando o cliente percebe que seu processo está “aguardando pagamento de precatório”, acreditam que o pagamento já ocorrerá em seguida.

Após o pagamento de todos os precatórios alimentares preferenciais, são feitos os pagamentos dos demais precatórios alimentares e somente depois é que são feitos os pagamentos dos precatórios comuns.