Quem tem o dedo do pé maior que o dedão?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O pé grego, como é popularmente conhecido o tipo de pé que tem o segundo dedo mais longo que o dedão, é observado em várias esculturas da Antiguidade, mas clinicamente ficou conhecido como dedo do pé de Morton, em alusão ao cirurgião americano Dudley J. Morton, que diagnosticou a condição no início do século 20.

A Síndrome do Pé de Morton ou simplesmente dedo grego é uma característica presente nos pés de 28.2% dos brasileiros, segundo uma pesquisa desenvolvida entre março e junho deste ano. Algumas mitos e problemas anatômicos giram em torno dessa condição que é hereditária.

Quando os dedos dos pés estão retorcidos refletem sinal de rendição, os dedos longos denotam ambição e dedos grandes simbolizam um alto grau de racionalidade. Imre Somogvi afirma que, com ajuda da reflexologia podemos obter informações muito relevantes sobre a saúde de um indivíduo.

Pé grego: segundo dedo maior
Nesse formato, o segundo dedo é maior do que o dedão, o que indica uma personalidade forte, decidida e competitiva quando se trata da vida profissional. Por isso, muitos atletas, políticos e líderes corporativos apresentam esse tipo de pé.

Pé egípcio
Trata-se do tipo de pé mais comum, contando com quase 60% da população. Esta tipologia deve o seu nome ao facto de, no Antigo Egito, ser considerado o tipo de pé mais bonito.

– Pé Romano (ou quadrado) é aquele cujos dedos, principalmente os primeiros, são de tamanhos muito parecidos. É um tipo mais raro, estimando-se que só 10% da população tenha esse tipo de pé.

O hálux tem uma grande importância, que todos devem conhecer: ajuda a manter a estabilidade e equilíbrio do corpo durante a caminhada.

Pé Egípcio
O tipo de denominado como o pé egípcio é considerado como o segundo mais frequente, de acordo com essa classificação que considera o tamanho dos dedos. Ele se caracteriza pelo fato de o dedão ser bem maior que os demais, ocasionando um formato decrescente, como se fosse uma pequena escada.

Na verdade, essa é uma condição genética conhecida como Síndrome do Pé de Morton, que é simplesmente um tipo de anatomia, na qual o hálux (vulgo “dedão”) é menor que o segundo dedo, deixando este último com o aspecto muito alongado.

hálux

A etimologia de hálux («dedo grande do pé») - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Os pés de Tanya Herbert têm 33 centímetros —o equivalente ao tamanho 48 masculino no Brasil.

A polidactilia, também chamada de dedo extranumérico, é uma malformação congênita caracterizada pela presença de seis dedos ou mais nas mãos ou nos pés dos bebês. Os dedos extras podem ser pequenos e não funcionais, sem a parte óssea, contendo apenas a pele, ou então totalmente formados, com ossos e articulações.

Esse gesto indica apoio ao movimento tailandês a favor da democracia, mas também a indignação contra o poder militar e a realeza, em um momento de desigualdades crescentes.

Os investigadores concluíram que este tipo de mão está normalmente associada a homens com pénis maiores. Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores mediram o pénis de 144 homens com 20 ou mais anos.

Na realidade, 3 em cada 10 brasileiros têm um pé maior que o outro, com uma variação entre 0,4 e 2 cm, de acordo com a pesquisa Os Pés Brasileiros, feita pela Pés Sem Dor, empresa que confecciona palmilhas e sapatos sob medida. Você pode pensar “mas isso interfere em alguma coisa?” e a resposta é: talvez sim!

Gesto fálico
"É um dos gestos de insulto mais conhecidos", diz o antropólogo Desmond Morris. "O dedo médio é o pênis, e os dedos recolhidos ao lado são os testículos. Ao se fazer o movimento, você está oferecendo um gesto fálico a alguém.

Segundo o Diretor de Fisioterapia da empresa, Mateus Martinez, é aí que o problema começa: “Essa diferença surge devido a fatores genéticos e, em casos mais raros, a traumas. Para que um sapato social seja confortável e não provoque problemas, ele deve ter uma folga de 0,7 cm.

Pé romano. Esse é um dos tipos de pés mais raros. Estima-se que apenas 10% da população tenha esse tipo de pé. No pé romano, os três primeiros dedos, incluindo o dedão, são praticamente do mesmo tamanho e maiores do que os demais.