Quem tem o colo do útero baixo pode engravidar?

Perguntado por: vtaveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Com isso podemos concluir que: mulheres com útero invertido não são inférteis, apenas podem ter maior dificuldade de engravidar se não mantiver a relação sexual na posição correta. Também é preciso lembrar que o espermatozoide nada! Então é possível engravidar mesmo se tiver relação na condição desfavorável.

O que acontece quando o útero desce?

  • Corrimento;
  • Problemas de micção (urgência e incontinência urinária, além de aumento da frequência urinária);
  • Sensação de peso no pelve;
  • Sensação de bola na vagina;
  • Dores lombares;
  • Dores nas relações sexuais;
  • Dificuldade para evacuar;
  • Infecções urinárias.

O colo do útero baixo é uma alteração na distância entre a vulva e o útero. Essa alteração pode incomodar ou permitir que a mulher leve uma vida normal, inclusive, essa é uma escolha onde a mulher pode decidir se ainda quer engravidar ou retirar esse órgão.

A causa principal do prolapso uterino é o enfraquecimento dos músculos da região conhecida como “assoalho pélvico”. Por algum motivo, esses músculos se tornam mais flácidos e fracos e não conseguem sustentar mais o útero e outros órgãos da região em sua posição correta.

Como saber se meu colo do útero é alto ou baixo? A altura do colo do útero está relacionada à sua posição em relação à entrada da vagina. Por isso, a maneira mais fácil de saber se o seu colo do útero é alto ou baixo é inserindo o dedo indicador ou médio no canal vaginal até conseguir tocá-lo.

Alterações do útero na gravidez
“Durante o início da gestação, o colo uterino apresenta textura amolecida. Assim, essa mudança pode ser identificada pelo médico durante o exame físico”, finaliza o doutor.

Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais. “É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.

O que é? É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.

Pode frequentar a academia, porém é necessário evitar exercícios que contribuam para o aumento da pressão intra abdominal, principalmente durante os exercícios para fortalecimento abdominal.

Como deve ser o colo do útero? O colo do útero tem forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. A sua consistência em uma mulher não gestante é cartilaginosa, semelhante a nossa cartilagem do nariz.

O tratamento para o prolapso uterino é indicado de acordo com o grau de descida do útero. Fisioterapia específica e terapia hormonal são alternativas para aliviar os sintomas. Entretanto, o mais indicado é o cirúrgico, principalmente nos casos mais graves.

O tratamento para um colo do útero curto inclui: Progesterona. A progesterona é um hormônio usado para prevenir contrações e sustentar uma gravidez até que ela atinja seu termo. As mulheres podem receber o hormônio por meio de uma injeção semanal ou como um medicamento vaginal diário, até cerca de 34 a 36 semanas.

Durante a ovulação, o colo do útero fica mais alto. Após a ovulação, o muco cervical começará a secar e engrossar se a mulher não estiver grávida. Após a ovulação e antes da menstruação, se a mulher não engravidar, o colo do útero desce novamente.

Entre a 16ª e a 20ª semana, o útero começa a se sobressair do osso pélvico, atingindo a altura do umbigo. É a partir desse período que conseguimos medir a altura uterina.