Quem tem o colesterol alto pode comer cenoura?

Perguntado por: tguedes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

CENOURAS. A cenoura é rica em beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína, estes compostos ajudam na redução dos riscos relacionados com o coração. Além disso, a Cenoura possui alto teor de fibra solúvel que ajudam na redução do colesterol LDL(ruim) no corpo e aumenta o nível de colesterol HDL (bom).

Alimentos para reduzir o colesterol ruim

  • Oleaginosas. As oleaginosas são castanhas, nozes, avelã, amêndoa, castanha-do-pará, castanha de caju, e assim por diante. ...
  • Abacate. ...
  • Canela. ...
  • Soja. ...
  • Vinho. ...
  • Linhaça. ...
  • Laranja. ...
  • Chocolate amargo.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Os sucos de frutas naturais, como laranja, uva e romã são ricos em antioxidantes e fibras, sendo boas opções para ajudar a baixar os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e derrame.

Carnes gordas: miúdos, bacon, costela, vísceras (fígado, coração), pernil, pele do frango, embutidos (salsichão, salsicha, mortadela, salame), são ricos em gorduras saturadas. Ao se preparar carnes, deve-se remover a gordura aparente e a pele (aves), pois a gordura penetra no interior da carne durante o preparo.

Soja, tomate, frutas vermelhas e cítricas (incluindo a laranja), linhaça, alho, cebola, berinjela, feijão, abacate, alcachofra, aveia e oleaginosas como castanha do pará, castanha de caju, avelãs, amêndoas e nozes em pequenas porções diárias também são indicadas.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá mate.
  • Chá dente-de-leão.
  • Chá de cúrcuma.
  • Chá verde.
  • Chá vermelho.

FIBRAS. As fibras são uma opção saudável disponível em diversos alimentos. Elas ajudam ao diminuir a absorção intestinal de gorduras e controlam os níveis de colesterol ruim. Entre as fontes de fibras estão leguminosas — como feijão, grão-de-bico e lentilha —, frutas, legumes, cereais, aveia, entre outras.

Chá verde, café e chocolate amargo
Ele contém antioxidantes que protegem o organismo contra a degradação do colesterol, estimulando o HDL. Os cafés também agem da mesma forma, além de facilitar a digestão aumentando o movimento gastrointestinal.

Abacate
As gorduras monoinsaturadas ajudam a diminuir o colesterol e a reduzir os triglicérides. Dessa maneira, atuando nessas duas formas, o abacate consegue ser uma fruta ideal para consumir em diversas refeições. No café da manhã, experimente ingerir o abacate puro com um pouco de coco ralado sem açúcar.

As claras estão liberadas. Pães e Cereais: pães integrais, massas (preparadas sem gemas e sem óleos vegetais), arroz, macarrão sem ovos, leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas secas), cereais integrais (aveia, trigo e centeio, entre outros), cereais tipo Corn Flakes.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Por ser rico em licopeno — um pigmento que atua como antioxidante para proteger as células —, o consumo de tomate pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de stress oxidativo, assim como a reduzir o risco de se sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão ...

O óleo de canola murcha o "pneuzinho" da cintura, o óleo de peixe previne prejuízos de uma dieta rica em gordura, o óleo de pequi previne e faz regredir o câncer, enquanto o óleo de aveia aumenta a saciedade.

Suco de laranja com salsinha
O suco de laranja com salsinha é rico em potássio, um mineral que favorece a excreção de sódio através da urina, além de possuir propriedades diuréticas, ajudando a baixar a pressão alta e combater a retenção de líquidos, ajudando a melhorar a circulação sanguínea.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.