Quem tem nome sujo pode servir o exército?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Pode sim, desde que o edital não especifique o contrário.

O banco pode impedir o uso do cartão de crédito
O que geralmente ocorre quando a pessoa tem o nome sujo é que ela não consegue mais solicitar um novo cartão de crédito em outras operadoras e também pode ter o cheque especial do seu banco bloqueado.

A inadimplência ocorre quando uma pessoa deixa de pagar uma dívida dentro do prazo limite de pagamento, resultando na inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa. A dúvida que surge é se essa restrição pode impedir a participação em um concurso público, e a resposta, na maioria das vezes, é não.

Quem pode ser dispensado do Serviço Militar?

  • Por motivo de saúde, defeito físico ou moléstia incurável e julgados como incapazes para todo e qualquer serviço;
  • Aqueles que estiverem exercício sacerdotal de qualquer religião;
  • Por excesso da classe convocada sobre contingente total a incorporar (porém, pode ser revogado);

Quando foi decidido que os candidatos com nome sujo podem ser barrados? Foi decidido no dia 9 de fevereiro de 2023 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que candidatos inadimplentes – com nome sujo (pop.) – podem ser impedidos de realizar provas de concurso público.

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.

PASSO A PASSO: como limpar o nome e tirar o CPF da lista de negativados

  1. Procure o credor. ...
  2. Renegocie a dívida de maneira que possa pagar. ...
  3. Aproveite os mutirões de negociação e feirões limpa nome. ...
  4. Confira se seu nome saiu da lista de inadimplentes.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

Após 5 anos, o consumidor não poderá permanecer negativado em razão dessas dívidas, mas ainda será muito difícil conseguir contratar serviços com as instituições financeiras enquanto houver a inadimplência, mesmo que o consumidor não esteja negativado.

5 dias

Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome? A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.

A decisão do STF não impede todo inadimplente de prestar o certame. A pessoa só será impedida de fazer o concurso público através de medida judicial. Ou seja, não basta a pessoa estar inadimplente (nome sujo).

Acredite: o motivo que mais reprova na investigação social é a omissão dos dados requeridos pela ficha! Isso acontece, principalmente, devido à falta de informação em relação a essa etapa do concurso, fazendo com que candidatos tenham medo de informar determinado fato e acabar sendo prejudicados.

Como dissemos, é possível conseguir cartão de crédito com “nome sujo”, embora as chances sejam menores. O fato, porém, é que não é possível dar essa resposta, pois cada instituição financeira tem regras próprias de aprovação do crédito e faz uma análise individual de cada pedido.

Doenças como imunodeficiência, chagas ou doenças sorológicas, deixam o candidato inapto. Problemas de varizes, pressão arterial e cicatrizes que podem ser afetadas pelo exercício militar, causando perturbação funcional ou possibilidade de úlcera, o candidato não entra.

Entrevista básica no recrutamento inicial, como assuntos da sua vida pessoal, região de moradia, emprego dos familiares, qual a motivação para entrada na força e entre outros questionamentos práticos e faceis de responder. O que motiva você a ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro.

Para ser dispensado do Exército é preciso estar enquadrado nas hipóteses de isenção do serviço militar. Isentos do serviço militar são os brasileiros que, devido às suas condições físicas, mentais ou morais, são dispensados das obrigações, em caráter permanente, ou enquanto persistirem essas condições.

Essa lei usa o mesmo formato para empresas em recuperação judicial. Ou seja, todas as dívidas existentes são somadas e a conciliação é feita de uma só vez. O objetivo é permitir que o devedor quite seus débitos e possa manter o sustento próprio e de seus dependentes.