Quem tem nome sujo pode ser advogado?

Perguntado por: nconceicao5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Posso abrir uma sociedade de advocacia? Sim, você pode! Mesmo com o nome listado no Serasa/SPC você poderá abrir a sociedade de advocacia normalmente.

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

No caso dos candidatos inscritos no SPC ou SERASA não existe impedimento para assumir um cargo. Isso porque a Lei Federal nº 8.112/1990 dispõe sobre os requisitos necessários para participar de concursos públicos e não ser inadimplente não é um desses requisitos.

O Escritório Rosenbaum Advogados tem vasta experiência no setor de Negativação Indevida e Direitos do Consumidor. O contato pode ser feito através do formulário no site, WhatsApp ou pelo telefone (11) 3181-5581. O envio de documentos é totalmente digital.

Qual o Segredo para Passar na OAB
Ou seja, se você não sabe o que focar no seu estudo, isso pode ter feito você estudar coisas inúteis que não caíram na sua prova. Se você não estudou de forma ativa, isso pode ter feito você não absorver a informação e faltar o conhecimento necessário lá na prova.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não vai mais aceitar a inscrição em seus quadros de bacharéis em direito que tenham agredido mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência física e mental.

Segundo Claudia Pretti, não há regulamentação específica que impeça o relacionamento entre clientes e seus representantes legais. “O que temos é uma espécie de código de conduta velado, no qual essa situação não costuma ser bem vista dentro do meio, sobretudo dos grandes escritórios de advocacia.”

Os ocupantes de funções de direção e gerência em instituições financeiras, inclusive privadas estão incompatibilizados para o exercício da advocacia, a teor do artigo 28, VIII, do Estatuto da Advocacia e da OAB.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

5 anos

Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar com o “nome sujo” por causa dela.

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.

Em regra a resposta é sim. A pessoa que tem o nome inserido no SPC e/ou Serasa, ou em qualquer outro Órgão de Proteção ao Crédito, pode participar de Concursos Públicos e assumir o cargo normalmente caso seja aprovado. Nos moldes do art.

A resposta para a pergunta é depende. Em regra, quem tem o nome inserido no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa pode participar dos concursos e assumir o cargo. No caso da última decisão do STF, a medida será aplicada por meio de ordem judicial, e cada caso deverá ser analisado individualmente.

'Nome sujo' não pode impedir contratação de trabalhador, determina projeto. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) considera discriminação a prática de empresas que consultam serviços de proteção ao crédito antes de decidir sobre a contratação de futuros empregados.

Acesse o Serasa Limpa Nome
É rápido e você não paga nada.

Se você quer limpar o nome rápido, precisa pagar a primeira prestação do acordo ou a parcela única gerada no Serasa Limpa Nome, caso tenha escolhido quitar a dívida de uma só vez. Você pode pagar no boleto ou pelo Pix (quando houver essa opção).

Estatísticas do Exame de Ordem: matérias que mais reprovam
A disciplina com menor rendimento é Filosofia do Direito (31,7%). A matéria é seguida por Direito Empresarial, com 32,7%, e por Direito Internacional (35,7%).

Quer mais preparação para a OAB? Já na segunda fase, em que os candidatos escolhem a disciplina da prova prática-profissional, a matéria com pior aproveitamento é Direito Empresarial (11,8%). Logo após, vem Direito Penal (17,7%) e Direito do Trabalho (17,9%).