Quem tem NIS tem direito a meia-entrada?

Perguntado por: idias . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Se você é jovem com idade entre 15 e 29 anos e pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, poderá obter o seu NIS e também terá direito à meia-entrada.

O que levar: Documento de identidade oficial com foto e cartão de benefício do INSS que comprove a condição.

Para a compra, retirada e acesso ao evento, é obrigatório apresentar a Carteirinha do CADÚNICO (ID JOVEM – pois cartão bolsa família não é comprovante de meia-entrada) e o Documento de Identidade original (RG) ou cópia autenticada.

Os trabalhadores que têm NIS podem consultar saldo do FGTS, parcelas do seguro-desemprego, abono salarial ou aposentadoria com o número. Além disso, aqueles que precisam de auxílio financeiro ou social, podem entrar em programas sociais federais, como o Auxílio Brasil, também com o NIS.

Para ter acesso a essa vantagem, o interessado deve emitir sua Identidade Jovem (ID Jovem) de forma totalmente gratuita. Isso é possível apenas para pessoas dentro da faixa de idade mencionada, com inscrição ativa no CadÚnico e que já possuem um NIS (Número de Identificação Social).

Jovens com idade entre 15 e 29 anos que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos – o que, atualmente, equivale a R$ 2.424,00 – podem pedir o documento utilizando o aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou por meio do site do próprio benefício.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

jovem de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos; renda familiar mensal de até dois salários mínimos; e. estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

Sendo necessário para exercer o direito da meia entrada, é necessária a apresentação da carteira de estudante, o documento estudantil deve seguir padrões para ter validade, como por exemplo a legítima carteirinha de estudante, oferecida pelo Documento Nacional do estudante.

Estudantes de qualquer grau precisam da Carteira do Estudante; E finalmente, para os jovens de baixa renda é necessário apresentar Carteira de Identidade Jovem (ID Jovem). Ela é emitida pela Secretaria Nacional de Juventude e deve ser acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

O que é o ingresso social? Como antecipado acima, o ingresso social é um tipo de ingresso com desconto vendido em shows, festivais e eventos de diversos tipos. O valor do desconto é definido pela organização do evento, mas é comum ficar entre 40% e 50% do valor da inteira.

Governo Federal – Divulgação Para os beneficiários do Bolsa Família, o NIS pode ser visualizado na frente do cartão, logo abaixo do seu nome. Governo Federal – Divulgação No Cartão Cidadão esse número se localiza na parte frontal do cartão sendo os primeiros 11 dígitos do cartão.

Documentação em comum para todos os casos
Tirar comprovante presencialmente no posto de cadastramento, CRAS ou prefeitura. Procure o local responsável pelo Cadastro Único e Programa Bolsa Família na sua cidade. Se não souber onde fica, vá até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa.

Para ter acesso a essa facilidade e pagar apenas 50% do valor do tíquete, é preciso estar devidamente cadastrado no CadÚnico, sistema que visa levar benefícios e programas sociais, como o Bolsa Família, às famílias de baixa renda que precisam da ajuda.

Programa Bolsa Família. Benefício de Prestação Continuada (BPC) Isenção de taxas em concursos federais. Isenção de taxas em concursos públicos distritais.

O NIS é um registro da Caixa Econômica Federal sobre os cidadãos. Com esse número, o empregador cadastra os funcionários de forma online e garante os direitos trabalhistas. Dessa forma, descobre a que benefícios sociais o trabalhador tem direito.

Como cadastrar o NIS?

  1. No site www.caixa.gov.br, vá na aba Empresas, em seguida na opção Cadastramento NIS;
  2. Insira a identificação do Certificado Digital e informe os dados do trabalhador. O número NIS do colaborador será informado após a conclusão do processo.

O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar o site, o aplicativo e emiti-la. Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.