Quem tem muito amor próprio?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

O narcisismo é um dos problemas que afecta muitas pessoas, homens ou mulheres, e a maioria das vezes a pessoa egocêntrica não se apercebe que o é. Julga que ser melhor que os outros é algo perfeitamente natural.

O amor-próprio vem do amadurecimento e do autoconhecimento, que nos permitem identificar nossas forças e fraquezas, e aprender a lidar com elas. Ter amor-próprio é entender que nossos defeitos não nos inferiorizam. Todos temos falhas e estamos, a cada dia, fazendo o nosso melhor para crescer e evoluir.

A psicologia entende o amor próprio como a valorização, aceitação e respeito por si mesmo, que envolve uma visão positiva e realista sobre si mesmo, bem como uma sensação de autoestima e autoconfiança.

Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

Pessoas narcisistas são apaixonadas por si mesmas. Para os especialistas, muitos líderes possuem alguma característica ou traço narcisista. Mais fique atento, os melhores líderes são aqueles que aprenderam a reter seus egos e a moderar os efeitos negativos do narcisismo.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

A falta de amor próprio é uma consequência da falta de autoconhecimento. Uma pessoa que tem autoconhecimento tem consciência de que carrega muitas coisas positivas e negativas, e é capaz de lidar com isso.

Todavia, pelo “progresso das coisas”, “a sociedade e seus males”, o “amor de si” se transforma depois que o homem se sociabiliza, em “amor-próprio”. Assim, atormentado pelas vaidades cultivadas na sociedade e o “engenho feminino”, cria-se o “amor moral”.

Para melhorar a vida comece com amor-próprio! Veja aqui 5 dicas para te ajudar

  1. 1.1 Saiba lidar com as preocupações excessivas e autocrítica.
  2. 1.2 Viva no presente!
  3. 1.3 Cuide-se.
  4. 1.4 Saiba perdoar.
  5. 1.5 Pratique sempre o amor-próprio.

Praticar exercícios físicos, esportes, dançar, assim como outras artes que envolvam o corpo, já nos ajudam muito a mudarmos o olhar sobre nós mesmos. Ter hábitos de autocuidado também é muito importante. Existem inúmeros por aí que podemos fazer ao longo dos dias. Você merece esse cuidado!

Esta passagem em outras versões da Bíblia
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento.

39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 aDestes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.

O perfeccionista quer que tudo que ele faça seja perfeito: seu trabalho, provas, ações e práticas. A pessoa perfeccionista tem a convicção de que a perfeição é um único caminho para a aceitação pessoal e dos outros.

Significado de metódico: Pessoa muito certinha; Quem faz tudo com muita organização, com método...

Principais sinônimos de sabe-tudo: 1 sabichão.

O maior prazer de um narcisista é ver a dor do outro. Trai, mente e consegue com que não seja responsabilizado por isso, tecendo assim uma teia de abuso à vítima, fazendo com o jogo vire e a mesma se sinta culpada, pensando ser ela o problema das discussões e a causadora do fracasso da relação.

Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína. Eles usarão muitas ilusões e justificativas para explicar por que sua felicidade é, em muitas palavras, um ato de agressão contra eles.

Como identificar um narcisista: sintomas do transtorno de personalidade narcisista

  1. Sensação de grandiosidade. ...
  2. Necessidade excessiva de atenção. ...
  3. Mentiras. ...
  4. Comportamento de vítima. ...
  5. Preocupações com coisas pequenas. ...
  6. Inveja. ...
  7. Falta de empatia ou empatia reduzida. ...
  8. Dificuldade de aceitar críticas.

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.