Quem tem muita espinha é porque tem muito hormônio?

Perguntado por: isubtil2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os hormônios andrógenos, como a testosterona, atuam mais ativamente na produção de sebo, sendo que alterações nos níveis podem resultar em uma derme mais oleosa e, consequentemente, com maior tendência às acnes.

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

Sinais de distúrbios hormonais
Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.

Como medidas gerais, deve ser incentivada a redução do consumo de alimentos com alto índice glicêmico e derivados do leite. Em relação ao uso de medicamentos, pode-se utilizar medicações que bloqueiam a ação do hormônio masculino na pele, reduzindo a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

O uso de anticoncepcionais pode ajudar a reduzir a incidência da acne adulta devido à maior estabilidade hormonal durante o mês. Mas não apenas em decorrência das oscilações relacionadas ao ciclo menstrual as mulheres são mais suscetíveis a esse tipo de acne.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

Controlar o estresse. Observar o que você aplica na pele [evitar produtos que obstruam os poros]. E ter disciplina, ou seja, tirar um momento da sua noite pra cuidar da sua pele. Usar bons produtos que podem ser poucos mas de boa qualidade.

Esses motivos geralmente são excesso de produção de oleosidade pela pele, acúmulo de bactérias e desregulação hormonal.

A acne pode ser causada por diversos motivos, entre eles alterações hormonais, predisposições genéticas, níveis elevados de estresse, uso de alguns medicamentos específicos, suplementos e cosméticos com formulações e texturas oleosas.

Conclusão: a combinação de chá verde e mel é eficaz no tratamento de espinhas, mas para casos mais graves é necessário procurar ajuda médica para ter bons resultados.

O excesso hormonal pode ocorrer em virtude de causas endógenas, distúrbios de produção glandular em que os hormônios são produzidos em excesso pelo organismo, ou por causas exógenas, relacionadas ao uso indevido de medicamentos ou reposições hormonais em doses inadequadas.

Ter muito de um hormônio (também conhecida como hiperfunção) ou não ter hormônio o suficiente (conhecida como hipofunção), pode causar problemas.

Causas do excesso de estrogênio
Na puberdade e durante a gestação, a produção de estrogênio é maior. No entanto, esse hormônio pode ser produzido em excesso pelo corpo devido a algum desequilíbrio ou mesmo absorvido de fontes externas.

Acne nas bochechas, no geral, pode ser diretamente relacionada a fricção na região, obstrução dos poros ou alterações hormonais.

Os antibióticos mais usados são as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídios (azitromicina e eritromicina). Até há alguns anos, a tetraciclina era o antibiótico por via oral mais usado pelos dermatologistas, devido ao seu custo baixo e boa eficácia.

Saiba como diminuir espinhas

  1. 1 – Limpe a pele com frequência. Só a água não é suficiente para fazer a limpeza correta. ...
  2. 2 – Faça limpeza de pele com um profissional. Essa ação serve para tratar cravos e espinhas, e evitar que eles apareçam. ...
  3. 3 – Use protetor solar. ...
  4. 4 – Experimente uma loção adstringente. ...
  5. 5 – Aplique tônicos.

O tratamento da acne adulta dependerá da causa e da gravidade, podendo levar meses ou anos. Ele pode ser feito por meio de produtos tópicos na pele e com antibióticos e anti-inflamatórios ou outros tipos de medicamentos, como a isotretinoína, via oral.

Isotretinoína em forma de pílula para tratar a acne grave
Na maioria dos casos, a acne grave é tratada sistemicamente com a isotretinoína, porque ela reduz o tamanho das glândulas sebáceas (glândulas de gordura da pele), reduz a produção de gordura e elimina os distúrbios da queratinização.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Atualizado em outubro 2022. Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno ... Erva-doce.

O ácido salicílico é grande aliado como um ativo secativo, já que é um beta-hidroxiácido que promove a renovação celular. Isso é ideal para a área que está com espinha inflamada, pois vai se recuperar mais rapidamente com o ativo.