Quem tem miopia tem que usar óculos o tempo todo?

Perguntado por: eguimaraes8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

É um mito dizer que quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo. O grau pode aumentar independentemente do uso ou não dos óculos, ou seja, se usar ou não usar os óculos, não são eles os responsáveis pela mudança da refração ocular, segundo o oftalmologista Dr.

Em geral, nos casos mais discretos (miopia leve), até cerca de 1 grau, as opções mais escolhidas são os óculos e as lentes de contato, ou mesmo não usar qualquer recurso, caso a alteração não cause tanto impacto na vida cotidiana.

Se você possui grau de óculos 0,50 seja de miopia, hipermetropia ou astigmatismo é importante usar óculos para reduzir os sintomas de dores de cabeça e desconfortos, proporcionando mais qualidade ao enxergar.

Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos próximos aos olhos contribui para um esforço excessivo de acomodação ocular. Isso porque o músculo dos nossos olhos, que trabalha como uma espécie de zoom para a captura da imagem precisa fazer esse trabalho de maneira repetitiva, o que pode proporcionar o início da miopia.

Até o momento, não temos estudos que comprovem ou apoiem a eficácia da ideia de que exercícios desaceleram a miopia ou reduzem seus sintomas. Nesse sentido, essa prática não é capaz de mudar os formatos dos olhos ou aumentar a sensibilidade da visão no caso de erros de refração.

O grau da miopia pode aumentar? As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus. Estes podem sim aumentar com o avançar do tempo, conforme algumas variáveis.

Miopia está associada a cegueira noturna
A miopia faz com que a visão de perto do paciente seja muito boa, mas a de longe fica comprometida e embaçada. A cegueira noturna está associada a essa condição, em que a córnea é muito curva ou quando o olho é naturalmente mais longo que o normal.

No caso da miopia, os raios de luz não alcançam a retina, ou seja, a imagem se forma antes da retina e por isso identificamos com o sinal negativo. Por conta disso o míope enxerga bem para perto !!!

O óculos que tem grau apenas para perto deve ser usado para as atividades a curta distância. Portanto não é necessário usar o dia todo, somente quando fizer atividades para perto, como leitura, costura e mexer no celular, para que tenha melhor qualidade visual nessas tarefas.

Causas da miopia
A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

Uma dioptria de -2 (2 graus de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 0,5 metros de distância (50 cm). Uma dioptria de -4 (4 graus de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 0,25 metros de distância (25 cm).

Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.

A miopia por si só não garate benefícios no INSS, deve ser avaliado junto ao seu oftalmologista o nivel de comprometimento da visão para então procurar assistencia, caso a lei permita.

Do mais comum, a miopia que é a dificuldade de enxergar de longe. Para os adultos, é muito difícil evitar o uso de aparelhos eletrônicos porque eles fazem parte do nosso dia-a-dia. Então, o ideal é fazer pausas a cada 20 ou 40 minutos ao longo do dia para descansar a visão.

A falsa miopia é uma condição ocular não permanente.

A aplicação de baixas doses de colírio de atropina nos olhos é apontada como medida eficaz para reduzir o aumento da miopia. Segundo a OMS, uma dose de 0,01% tem poucos efeitos colaterais. A Organização cita um estudo no qual o uso nessa proporção reduziu a progressão da miopia em 50% em crianças de 6 a 9 anos.