Quem tem miopia pode mexer no celular?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos próximos aos olhos contribui para um esforço excessivo de acomodação ocular. Isso porque o músculo dos nossos olhos, que trabalha como uma espécie de zoom para a captura da imagem precisa fazer esse trabalho de maneira repetitiva, o que pode proporcionar o início da miopia.

Para evitar incômodos e sérios problemas visuais, é recomendado o uso de óculos de grau com lentes bloqueadoras dessa luz. Esse tratamento é indispensável para quem passa grande parte do tempo em frente às telas. Já que impede que a luminosidade artificial cause danos ao globo ocular, seja no trabalho, seja em casa.

O uso dos monitores atinge, em cheio, os que possuem miopia, hipermetropia e astigmatismo e não usam óculos quando estão em frente à TV e ao computador, pois o uso excessivo aumenta o esforço do músculo ocular, que leva à fadiga antecipada.

A miopia pode ter uma redução quando chegamos perto dos 40 anos. Alterações oculares como a catarata também podem causar redução da hipermetropia.

A miopia não tem cura, contudo, se corretamente diagnosticada pode ser tratada de modo a corrigir o erro refrativo.

Sim, a alta miopia (mais que 5 graus) pode levar a perda da visão por descolamento de retina e alterações maculares. O exame oftalmológico de rotina deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano preventivamente. Mesmo se o seu grau não aumente pois, o seu oftalmologista deve fazer o mapeamento de retina anualmente.

O tratamento para miopia pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato que ajudam a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho. No entanto, outra opção é a cirurgia refrativa que pode ser feita, geralmente, quando o grau se encontra estabilizado.

Entre os principais efeitos nocivos provocados pela exposição frequente às telas de dispositivos eletrônicos está a sensação de embaçamento dos olhos, chamada de falsa miopia. Nesses casos, as imagens ficam borradas e os olhos mais secos.

Diferenças entre miopia leve, moderada e grave
Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Caso este grau foi detectado em exame médico com cicloplegia ( dilatação) mesmo pequeno o grau (-0,75 de miopia) é necessário para você ver de longe bem. Pois para ver de perto não fará falta. O fato de não usar o óculos não vai prejudicar seus olhos, mas pode dificultar de ver a vida longe de seus olhos.

Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Os pacientes míopes possuem dificuldade para enxergar objetos e paisagens distantes. Quanto mais longe o item estiver, mais difícil é focalizar o elemento. Visão embaçada a distância, dificuldade para identificar objetos afastados.

Os atletas que apresentem um grau de miopia avançado, infecções oculares ou que já tiveram traumas oculares são os mais propensos a sofrerem o descolamento durante um treino de impacto. Portanto, o excesso de esforços físicos oferecem sérios riscos à saúde dos olhos.

Continue lendo para entender quais prevenções você deve tomar para evitar a miopia.

  1. Aparelhos eletrônicos. Não fique muito tempo em frente à televisão, computador ou celular! ...
  2. Ar livre. Pratique atividades ao ar livre! ...
  3. Postura. Para nossos olhos não acostumar com a distância de leitura, tome cuidado com a sua postura.

Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.

Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentar visão turva.