Quem tem miopia pode dirigir?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

e-Cidadania
ATUALMENTE, PESSOAS COM VISÃO SUBNORMAL, ACUIDADE VISUAL ENTRE 20/70 E 20/200 NÃO PODEM DIRIGIR (TIRAR CNH)NO BRASIL.

Validade de 5 anos para quem usa óculos.

6 metros

A LINHA 20/20, SUBLINHADA EM VERMELHO, SIGNIFICA VISÃO “NORMAL” – A essa distância de teste de aproximadamente 6 metros, o tamanho das letras em uma das linhas menores próximas à parte inferior do gráfico de olho foi padronizado para corresponder à acuidade visual “normal” – esta é a linha 20/20 (6/6).

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Em uma situação de blitz ou de parada por um agente de trânsito, o condutor tem a obrigação de exibir a sua CNH. Nela, constará o código letra A que indica a necessidade de usar lentes de contato ou óculos.

Condutores que usam óculos ou lentes têm na parte de observações a letra A, em maiúsculo, na CNH. Já a letra B indica o uso obrigatório de prótese auditiva; a letra L sinaliza o uso de prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas fixas de compensação de altura.

Os condutores de veículos automotores que possuem visão monocular, ou seja, que só enxergam de um olho, só podem conduzir veículos das categorias “A” e “B”. Portanto, não poderão dirigir caminhões, ônibus e carretas.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

É o comprometimento parcial (de 40 a 60%) ou total da visão. Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou em cirurgias.

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

CLIQUE NA IMAGEM. A letra D seria um complemento à restrição F justamente porque se a pessoa possui uma redução de mobilidade nos membros superiores, ela não tem condições de passar as marchas da forma convencional.

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho; Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

EAR é uma observação na Carteira de Motorista que é a sigla para “Exerce Atividade Remunerada”. É algo exclusivo para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e deve ser utilizada pelo motorista que se inclui nesse tipo de atividade.

Avançar a via preferencial; Provocar acidente durante a realização do exame; Exceder a velocidade regulamentada para a via; Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

Ele acrescenta que se no final do exame o candidato for considerado apto com restrição, significa que ela poderá dirigir, desde que faça as adaptações necessárias.