Quem tem miopia aposenta?

Perguntado por: lmeireles7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Desde março de 2021, a visão monocular, caracterizada por cegueira ou dificuldade severa de enxergar com um dos olhos, passou a ser classificada como uma deficiência que dá direito à aposentadoria (lei nº 14.126).

Que tipo de cegueira tem direito a aposentadoria? Quem possui cegueira congênita ou adquirida tem direito a solicitar a aposentadoria do INSS. Quem fará a avaliação do grau da deficiência é o médico perito do INSS.

Dessa forma, pessoas com grau elevado de miopia ou estigmatismo, por exemplo, ou que apresentam alguma doença tratável, não são considerados deficientes visuais.

Qual é o grau de miopia?

  • Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus.
  • Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus.
  • Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus.

A miopia (CID 10 – H52. 1) é uma condição comum em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos mais distantes são borrados.

É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art. 3º, I e II, combinado com art.

Dito isso, o valor da cirurgia de miopia depende de diferentes fatores, como o médico que realizará o processo, o local (clínica), a região (estado e cidade) e assim por diante. Mas, em geral, uma cirurgia de miopia custa em média R$ 6.000, para ambos os olhos (valor atualizado para 2023).

A primeira aposentadoria é a da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. E isso é verdade, pois, uma vez que a visão monocular foi considerada deficiência, o segurado com esta condição tem direito a essa modalidade de aposentadoria.

A miopia degenerativa é uma condição em que mesmo o médico colocando o grau completo nos óculos ou lentes de contato o paciente ainda assim não atinge os 100% de visão.

Pessoas com deficiência visual ainda enfrentam muito preconceito e capacitismo. Ainda que elas sejam totalmente capazes de exercer suas atividades profissionais, poucas empresas dão oportunidades para a entrada do deficiente visual no mercado de trabalho.

A miopia não é uma deficiência. A miopia é um erro refracional ocular comum que faz com que objetos distantes pareçam embaçados. Geralmente, uma deficiência é definida como uma condição que impede uma pessoa de realizar uma ou mais atividades da vida diária.

Apesar de não haver limites para o avanço do distúrbio ocular, em casos raros, ele pode chegar a até 20 dioptrias, grau que aumenta o risco de descolamento de retina graças ao afinamento e ao estiramento que o tecido sofre, o que pode causar danos irreversíveis à visão.

Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentar visão turva.

A resposta curta e grossa: nenhuma. Os exercícios para os olhos são constantemente divulgados pela internet como uma técnica eficaz para reverter a miopia. No entanto, eles não encontram respaldo na comunidade de médicos oftalmologistas.

O tratamento mais popular para miopia é o uso de óculos com grau. De acordo com o grau de correção da visão necessário, o paciente pode usar óculos diariamente ou apenas quando precisar enxergar objetos que estejam distantes.

Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for.

Para a maioria das pessoas, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos. Então, consequentemente, o grau de miopia acaba aumentando. Acredita-se que um dos principais vilões para o aumento do grau sejam as atividades realizadas muito próximos a objetos durante longos períodos de tempo.