Quem tem mioma fica com a barriga grande?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quando adquirem grandes dimensões, os miomas podem fazer a barriga crescer também, além de outras consequências. Por ser um tumor benigno, o mioma não costuma ser um risco à saúde da mulher, e seus sintomas podem ser controlados através de tratamentos não só cirúrgicos, mas também medicamentosos.

Sensação de pressão na barriga
A presença de miomas na cavidade abdominal pode causar a sensação de pressão na parte de baixo do abdômen devido ao tamanho que podem alcançar, podendo causar compressão da bexiga, reto e/ ou nervos da região.

Volume abdominal
No caso do mioma ser grande, ele pode provocar distorções ou ampliar o tamanho do útero, o que consequentemente causa inchaço abdominal e dá uma aparência de aumento de volume do abdômen.

A barriga pode crescer na presença de miomas volumosos no útero. Mas, a barriga também pode aumentar devido a excesso de tecido gorduroso. O exame de ultra-sonografia ou ressonância magnética pode detalhar o número de miomas, localização no útero e principalmente o tamanho dos miomas.

"Alimentos formadores de gases (como feijão, frituras, pães, enlatados), gordurosos e com excesso de sal podem aumentar o volume da barriga”, diz a nutricionista funcional Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, de São Paulo.

Na maioria dos casos, o tratamento é feito à base de medicamentos hormonais, como a pílula anticoncepcional, para impedir o seu crescimento e controlar o fluxo menstrual, porque sem o “abastecimento” de sangue, o crescimento do mioma é interrompido e ele pode até diminuir de volume.

As mulheres que realizaram histerectomia por miomas uterinos volumosos podem mesmo ter uma diminuição do volume abdominal, levando à sensação de emagrecimento.

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. A condição faz com que o acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e flatulência.

De maneira genérica, miomas a partir dos 4 cm podem ser considerados grandes.

Resposta: O mioma não mexe, ele não tem vida própria, ele não sai andando no abdômen. O que ocorre são miomas bem soltos do útero, ou úteros soltos, e quando a mulher se move sente o mioma caindo, mas é pelo efeito da gravidade.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas! 7.

Sintomas de mioma uterino
Já quando são maiores podem se manifestar por: menstruações irregulares, sangramento intenso, anemia, cólica, incômodo e dor nas relações sexuais, alterações do hábito intestinal e urinário além de provocarem dificuldades para engravidar.

A fisiopatologia da menorragia associada à Miomatose se caracteriza por uma inflamação crônica ou úlceras, provocadas pelos miomas do tipo submucosos. Ainda, a miomatose uterina tem grande influência genética, além disso a obesidade e a nuliparidade (não ter filhos) também são fatores de predisposição.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Os miomas podem causar dor, sangramento vaginal anormal, constipação, repetidos abortos espontâneos e uma vontade de urinar com frequência ou urgência. O médico faz um exame pélvico e geralmente uma ultrassonografia para confirmar o diagnóstico.

Entretanto, quando o mioma é muito volumoso, pode haver compressão de vasos na pelve e levar à dificuldade do retorno venoso do segmento inferior do corpo e contribuir para o aparecimento de varizes na pelve e nos membros inferiores. Devido a isto, é frequente o aparecimento de dores nas pernas e no baixo ventre.

Desvende essa sabedoria que ultrapassa gerações e conheça 6 alternativas de chás para estufamento que vão reduzir a sensação de incômodo na barriga.

  1. Chá de boldo. ...
  2. Chá de erva-cidreira. ...
  3. Chá de erva-doce. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá de funcho.

Ela é causada pela produção exagerada de cortisol pelo organismo, que estimula o corpo a se prender a gordura que fica mais próxima do estômago (e que consequentemente, está na região abdominal).