Quem tem mioma a barriga fica inchada?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quando adquirem grandes dimensões, os miomas podem fazer a barriga crescer também, além de outras consequências. Por ser um tumor benigno, o mioma não costuma ser um risco à saúde da mulher, e seus sintomas podem ser controlados através de tratamentos não só cirúrgicos, mas também medicamentosos.

Mioma pode fazer a barriga aumentar: “sensação de inchaço”? Verdade. O que pode acontecer é o mioma aumentar o volume do abdômen da mulher e, algumas vezes, causar uma sensação de barriga dura, inchada.

Dor pélvica – Conforme o tamanho dos miomas, maiores são as chances de eles causarem sensação de pressão pélvica (“dor no pé da barriga") ou de plenitude no abdome, semelhante à percepção de início de gravidez. Os miomas também podem gerar outros sintomas, dependendo do tamanho e da localização deles no útero.

Na maioria dos casos, o tratamento é feito à base de medicamentos hormonais, como a pílula anticoncepcional, para impedir o seu crescimento e controlar o fluxo menstrual, porque sem o “abastecimento” de sangue, o crescimento do mioma é interrompido e ele pode até diminuir de volume.

Sintomas: A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Caso estejam localizados na parede posterior do útero, eles também podem causar gases e constipação intestinal. Na parte da frente, eles podem ser responsáveis pelo mal funcionamento da bexiga.

As mulheres que realizaram histerectomia por miomas uterinos volumosos podem mesmo ter uma diminuição do volume abdominal, levando à sensação de emagrecimento. Em relação a vida sexual, após a histerectomia, as relações não sofrem alteração na vida da mulher.

Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas!

O estrogênio alimenta os miomas, portanto, eliminar qualquer excesso pode diminuir os riscos de miomas. Menor IMC: Frutas e vegetais geralmente são baixos em calorias.

Os miomas uterinos, portanto, quando sintomáticos, podem causar alguns desconfortos e até mesmo afetar a qualidade de vida da mulher. No entanto, não é correto afirmar que mioma uterino engorda.

Porém, é importante ficar atenta! Não é uma regra de que isso sempre vai acontecer, mas a hemorragia menstrual abundante, aquela que se estende por mais de 7 dias, é o sintoma mais frequente do mioma uterino, e podendo também acontecer fora do período menstrual.

Miomas que estão crescendo rapidamente. Sangramento que continua ou se repete, apesar do tratamento com medicamentos. Dor intensa ou persistente. Miomas grandes que causam problemas, tais como a necessidade de urinar com frequência, constipação, dor durante a relação sexual, ou obstrução do trato urinário.

O ácido tranexâmico, cuja marca mais conhecida é o transamin, é uma medicação não hormonal e que ajuda na coagulação do sangue. Geralmente, é utilizada em casos de sangramento vaginal aumentado. Pode ser utilizada via oral ou endovenosa, mas normalmente é utilizada somente nos períodos de maior sangramento.

Não existe medicamento que faça o mioma uterino desaparecer. Para o tratamento, são utilizadas algumas drogas que podem restringir seu crescimento e até diminuir seu tamanho, mas não podem ser usadas por tempo indefindo a princípio, e com sua interrupção os miomas voltam a se desenvolver.

Miomas uterinos
De acordo com o Ministério da Saúde, a condição atinge cerca de dois milhões de mulheres no Brasil e cerca de 300 mil perdem o útero, por ano, em consequência da doença. O tratamento é individualizado e pode ser medicamentoso ou através de cirurgia.