Quem tem melasma pode usar retinol?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Sim, não existe contraindicação do uso de retinol em indivíduos com melasma.

Deve ser usado após a limpeza facial e após o tratamento clareador das manchas do melasma.

O que pode e não pode ser usado junto com o retinol? Combinar o retinol com certos produtos pode não ser uma boa ideia. Quando o ativo é usado em conjunto com o AHA ou ácido salicílico, indicados no tratamento contra acne, o rosto pode reagir, provocando vermelhidão e outros sinais de irritação no local aplicado.

Por promover um tratamento eficaz, o ácido tranexâmico é uma ótima opção para quem busca um tratamento de manchas na pele causadas por acne, sol e melasma.

Confira os melhores tratamentos contra o melasma
Clareador formulado com ácido Tranexâmico, ácido Kojico e Niacinamida. Pode ser usado duas vezes ao dia e também pode ser associado com outros dermocosméticos.

A dermatologista dá dicas de como incluir o retinol na rotina de skincare: “deve ser usado após a higienização com gel de limpeza e água micelar, antes do hidratante facial. Esse uso é recomendado pois ele ajuda no preparo da pele para receber outros ativos, como sérum antioxidantes.

O Retinol aumenta a sensibilidade aos raios solares, logo, o uso seguido de exposição solar sem proteção pode causar irritação e, eventualmente, manchas na pele. Para evitar o problema, é indispensável utilizar um protetor solar específico para seu tipo de pele.

Derivado da vitamina A, o retinol é um ativo que oferece diversas vantagens à pele. O principal benefício é a renovação celular, que contribui para a melhora de sua luminosidade, textura e firmeza e redução de rugas profundas.

"O retinol vai muito bem com hidratantes, como ácido hialurônico de vários pesos moleculares. Com antioxidantes também não há nenhum problema. Ele não precisa ser associado a outros ácidos, como os alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico", sugere a Dra.

Se você vai escolher entre as duas opções, as duas dermatologistas recomendaram que dê preferência a um retinol ou retinóide, não à vitamina C tópica. Como é o caso com os retinóis e retinóides, a vitamina C tem o potencial de irritar a pele.

O retinol é mais eficaz no combate às rugas, mas sinceramente deves usar os dois! Ambos são muito úteis e eficazes, agem de forma diferente sobre a pele e podem ser usados na mesma rotina de skincare!

Melasma tem cura? O melasma é uma condição crônica, portanto, não tem cura. Apesar disso, ele pode ser amenizado com alguns cuidados, que devem ser mantidos para que as manchas não voltem a aparecer. A pele com melasma deve ser cuidada de forma contínua para evitar o seu reaparecimento.

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.

Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide. Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.

Outra excelente opção é o produto Dual Clear da Ada Tina. Essa emulsão clareadora de manchas é indicada para peles com manchas e opacas. Além de uniformizar o rosto, o item ainda protege contra os raios UVA e UVB, com FPS 30. Esse sérum é ideal para o tratamento de melasma.

De acordo com a dermatologista, quem tem melasma pode usar tanto o ácido hialurônico de alto peso molecular quanto o de baixo peso.

A pomada Suavicid pode ser indicada pelo dermatologista para o tratamento de curta duração para o melasma, já que contém em sua composição substâncias capazes de promover o clareamento das manchas.

Retinol para o rosto
É um sérum com textura leve ideal para utilizar à noite, antes de dormir. Ele também se adapta a quase todo o tipo de pele, promovendo efeito lifting imediato.

O retinol deve ser aplicado sobre a pele limpa, porém seca. Após a aplicação, espera uns minutos antes de aplicar o teu próximo produto de skincare. Esse produto pode ser outro sérum, por exemplo, ou o teu creme hidratante.

Você pode até duvidar, mas a vitamina C e o retinol são a combinação perfeita para manter sua rotina de skincare, especialmente no auxílio do tratamento de manchas na pele.