Quem tem MEI não precisa de alvará?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Você que se formalizou como MEI antes de 1/9/2020, também está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento.

Para saber se há ou não necessidade de um alvará definitivo, o Mei deve solicitar informações junto à Prefeitura do seu município. Os procedimentos de liberação de alvará definitivo variam de acordo com o ramo do negócio e os riscos associados à atividade do Mei.

A Lei nº 13.874/19, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, dispensa o alvará de funcionamento para empresas que atuam com atividades de baixo risco, como costureiras e sapateiros.

A lei 13.874/2019 traz essa dispensa para as empresas que atuam em atividades de baixo risco, tais como as costureiras formalizadas, salões de beleza e afins.

O que é? Este serviço permite a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento para o microempreendedor individual – MEI. Desde 1º setembro de 2020, a dispensa de alvará e licenças de funcionamento ocorre diretamente no processo de inscrição e atualização de dados do MEI.

A dispensa de alvarás e licenças de funcionamento é gratuita para Microempreendedor Individual - MEI? Sim. Uma vez que o MEI está dispensado de alvarás ou licenciamento prévio, não há motivo para cobrança de taxa para emissão de um documento não exigível.

Solicitar a dispensa de Alvará é bem simples, e você pode concluir em apenas poucos passos:

  1. Acesse o Gov.br na parte de Empresas & Negócios;
  2. Clique em Empreendedor;
  3. Em seguida clique em Já sou MEI;
  4. Clique em Solicitar;
  5. Preencha os dados com atenção;
  6. Aceite os termos para concluir;
  7. Pronto! A solicitação foi realizada!

Contrair multas
Tanto o Procon do seu estado quanto outro órgão municipal de defesa ao consumidor têm poder de impor multas a empresas sem alvará de funcionamento. Para elevar ainda mais esse risco, outras entidades administrativas da prefeitura também podem exercer esse poder de fiscalização.

Ela é paga na emissão e renovação, podendo sofrer alterações de acordo com ajustes anuais de taxas da prefeitura. O não pagamento da taxa do Alvará, além de gerar multas e juros, pode até bloquear a emissão de notas da empresa por falta de regularização no município.

Antes de emitir a NF, você precisa obrigatoriamente da sua Inscrição Municipal. Infelizmente ninguém explica que para conseguir essa inscrição você precisa de um Alvará. Pois assim que você consegue o seu Alvará, você também consegue o número de Inscrição Municipal.

É importante ressaltar que para a emissão e manutenção do Alvará de Funcionamento, o empreendedor terá de pagar uma taxa. O valor pode variar muito dependendo do município e, também, é calculado de acordo com as atividades da empresa.

Só poderão ser enquadrados como de baixo risco aqueles negócios em locais de até 200 m² e com no máximo três pavimentos, sem subsolo. Nesse caso, a lotação máxima deverá ser de 100 pessoas e não será permitida a presença de gás liquefeito acima de 190 kg ou de mais de 1.000 litros de líquido inflamável.

Qual o valor de um alvará de funcionamento
O valor do alvará de funcionamento varia de acordo com a prefeitura. O custo fica entre R$50 e R$1000 dependendo do município. Mas em algumas cidades é possível conseguir a isenção dessa taxa.

Todos os estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviço precisam do alvará de funcionamento, mesmo as empresas que funcionem em endereço residencial ou virtual. Caso não possua, a empresa estará em situação irregular perante a prefeitura e poderá ser autuada.

Registro ou Licença da Vigilância Sanitária.

Desde o início do mês, empresas de 298 categorias não precisam de licenças e alvarás para começarem a funcionar. A regra começou a ser definida pela Lei da Liberdade Econômica, sancionada em setembro do ano passado (Lei 13.874/2019). A legislação tem o objetivo de tornar mais simples o empreendedorismo no Brasil.