Quem tem Megalofobia?

Perguntado por: ncavalcanti9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

automatonofobia

A automatonofobia é definida como um medo específico causado por figuras semelhantes a humanos, incluindo manequins, figuras de cera, bonecos, estátuas ou criaturas animatrônicas. As pessoas que têm essa fobia ficam desconfortáveis e se comportam irracionalmente ao ver figuras humanas.

Caetofobia é o medo de pelos.

Saiba como são algumas das fobias mais raras e incomuns

  • Crematofobia. É difícil entender que, no mundo de hoje, haja pessoas com medo de dinheiro. ...
  • Catisofobia. ...
  • Hexacosioi-hexeconta-hexafobia. ...
  • Anemofobia. ...
  • Clinofobia. ...
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ...
  • Ablutofobia.

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Conheça as 5 fobias mais comuns entre a população

  • Acrofobia. O medo de altura atinge de 2% a 5% da população mundial. ...
  • Aerofobia. Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. ...
  • Claustrofobia. ...
  • Entomofobia. ...
  • Glossofobia.

Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém. Este tipo de fobia pode ser desencadeada a partir de um intenso trauma emocional relacionado com o sentimento de amor. Mas, em alguns casos, a filofobia também pode se apresentar como uma doença crônica.

Embora não haja pesquisas disponíveis sobre o tratamento da talassofobia especificamente, o costume é tratar de maneira semelhantes a outras fobias, com psicoterapia e terapia cognitiva comportamental. O objetivo é ajudar o paciente a lidar melhor com as situações que provocam os sintomas.

O tratamento deve ser interdisciplinar, com ênfase na reabilitação nutricional e acompanhamento psicológico (sobretudo com as técnicas cognitivo-comportamentais). Além disso, deve ser implementado o mais breve possível, em função das complicações clínicas associadas.

Mas, sabia que há pessoas que sentem pavor só de se imaginar entrando no mar? Tamanho rechaço tem nome. Estamos falando da talassofobia: uma fobia específica de medo do mar e do oceano.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos. Acrofobia é o medo irracional da altura.

Eisoptrofobia ou catoptrofobia ou espectrofobia: medo de espelhos e de se olhar ao espelho. Quem sofre desta aversão deve ter criado alguma imunidade às selfies das redes sociais, uma vez que se refere a um receio irracional de reflexos.

Filemafobia é o medo de beijar.

Os dados foram coletados pela fundação Getúlio Vargas. Em primeiro lugar, englobando 47% dos entrevistados, o maior medo é o de ficar doente ou incapacitado.

Continuar lendo O que é Megalofobia?