Quem tem MBA pode ser chamado de mestre?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Sendo assim, quem faz MBA não recebe um título específico, mas pode ser chamado de especialista, sendo pós-graduado na área escolhida. Só recebem títulos acadêmicos as pessoas que concluem pós-graduação stricto sensu, como os mestre e doutores.

Nesta categoria entra o Master in Business Administration (MBA), que é voltado a profissionais do mundo empresarial. Logo, pode-se dizer que uma das principais diferenças entre um mestrado e um MBA está no tipo de pós-graduação a que pertencem. O mestrado é stricto sensu, enquanto o MBA é lato sensu.

O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional. Investir em conhecimento é a melhor forma para crescer profissionalmente e desenvolver habilidades pessoais para liderar equipes e dominar processos de produção.

Sendo assim, quem faz MBA não recebe um título específico, mas pode ser chamado de especialista, sendo pós-graduado na área escolhida. Só recebem títulos acadêmicos as pessoas que concluem pós-graduação stricto sensu, como os mestre e doutores.

Conforme mencionamos, a especialização em MBA tem foco na atividade profissional, com a obtenção do conhecimento prático. Além disso, os cursos são esporádicos e confere-se o certificado de conclusão. Porém, os custos de investimentos normalmente são superiores ao do mestrado.

A modalidade mestrado concederá ao egresso o título de mestre, seja ele oriundo de curso de pós-graduação de mestrado ou mestrado profissional. Já a modalidade doutorado concederá ao egresso do curso o título de doutor.

Em termos educacionais, ser mestre não se restringe apenas a possuir um título/grau acadêmico de mestrado concedido por uma instituição de Educação Superior (VELLOSO e VELHO, 2001).

Então, sim, quem tem uma pós no currículo é obrigatoriamente um especialista. Por isso, o mercado de trabalho considera a pós-graduação a opção mais efetiva para quem quer alcançar esse título e se destacar na profissão. Isso porque a dedicação ao curso vai fazer você passar por uma verdadeira imersão.

Fazer uma especialização, MBA ou mestrado antes de ingressar no doutorado ajuda a construir essa maturidade. Tanto é que a maioria dos programas de doutorado dá preferência para quem cursou o mestrado previamente.

Quem realizou um MBA, por exemplo, posteriormente pode investir em um mestrado. O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado. Outra possibilidade é se dedicar a cursos de idiomas, intercâmbio profissional e/ou cultural ou até mesmo buscar um novo cargo.

O MBA, Jr.
é um curso de caráter livre, com metodologia de ensino própria desenvolvida através de benchmarking com grandes Escolas de Negócios internacionais.

Pondere o seu objetivo
Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Os MBAs exercitam, além de tudo, a capacidade de liderança dos alunos. Com isso, os deixa preparados para enfrentar diferentes cenários no meio empresarial e, também, para resolver conflitos com mais assertividade e autonomia.

Falando sobre a diferença entre as duas modalidades, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Como fazer um mestrado: 7 dicas para quem quer ingressar no curso

  1. Escolha uma área para se especializar. ...
  2. Pesquise e escolha com cuidado a instituição de ensino, orientador e grupo de pesquisa. ...
  3. Defina o tema da sua pesquisa. ...
  4. Leia o edital com atenção. ...
  5. Capriche no Currículo Lattes. ...
  6. Desenvolva seu inglês.

O que são os graus acadêmicos? O grau acadêmico nada mais é do que a titulação que uma instituição de ensino superior confere ao aluno que conclui um curso de graduação ou pós-graduação. Por exemplo, se você se forma em um curso de graduação, recebe o grau acadêmico de graduado.

O diploma de mestre é exigido pela maioria das faculdades e universidades na hora de contratar um professor. Se você só tem um título lato sensu, como o MBA, dificilmente será escolhido para ocupar uma cadeira de docência.

Podem ser mestres todas as que já concluíram um curso de graduação, independentemente do formato. Podem ser doutoras apenas aquelas que concluíram um curso de mestrado na modalidade stricto sensu.

Na hierarquia dos graus acadêmico, o mestrado está entre a licenciatura ou bacharelado e o doutorado. Por isso, o mestrado é considerado um curso de pós-graduação stricto sensu. Então, ao completar o curso de mestrado você receberá o título de mestre ou mestra na área específica que foi estudada.

Quanto tempo dura o mestrado
Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos (após a obtenção de um bacharelado).

Aqueles que finalizam um curso de mestrado, seja ele acadêmico ou profissional, recebem o título de mestre.