Quem tem MBA ganha mais?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Embora não seja uma garantia absoluta de salário elevado, a maioria dos estudos indicam que aqueles que possuem um MBA geralmente ganham mais do que aqueles que não têm.

Stanford Graduate School of Business

– Gestão de Saúde e Administração Hospitalar. Qual é a melhor instituição de MBA do mundo? A Stanford Graduate School of Business, dos Estados Unidos, é destaque como a instituição com a melhor Business School, segundo o ranking QS World University Global MBA de 2023.

Os MBAs exercitam, além de tudo, a capacidade de liderança dos alunos. Com isso, os deixa preparados para enfrentar diferentes cenários no meio empresarial e, também, para resolver conflitos com mais assertividade e autonomia.

Vale a pena para o profissional que quer adquirir uma visão mais ampla do negócio e ambiciona posições executivas ou até mesmo ter o seu próprio negócio”, diz Cecília Toraci, da Fesa Advisory. O ideal é que o profissional reflita sobre seus objetivos de carreira e as melhores formas de alcançá-los.

Ou seja, ele está dentro do guarda-chuva das pós-graduações, sendo um tipo de pós-graduação lato sensu. Dentre todas as tipologias (especialização, MBA, mestrado e doutorado), o MBA é o mais indicado para quem deseja aperfeiçoar suas habilidades dentro do campo da gestão.

Para fazer MBA precisa ser graduado? Sim, ter um diploma de nível superior é um pré-requisito para fazer MBA, da mesma forma que um mestrado e os cursos de pós-graduação. Lembrando que o MBA não habilita a dar aulas na graduação, como acontece com quem faz mestrado.

360 horas

Quanto tempo um MBA costuma durar? De acordo com informações e estabelecimento do Ministério da Educação, os cursos MBA devem ter duração mínima de 360 horas. O aluno pode fazer – conforme instituição de ensino – em seis meses, um ano e até um ano e meio.

Depois de concluir um MBA também pode ser a hora de se formar em uma área específica da atuação profissional com uma especialização. Esses cursos têm duração de, no máximo, dois anos. Por isso, podem ser boas opções para quem busca uma rápida formação, sendo possível completar um curso em apenas seis meses.

MBA é uma modalidade de pós-graduação que começou a ser praticada no Brasil mais recentemente e é direcionada a profissionais em cargos de gestão. Sendo assim, tanto os cursos de especialização (pós-graduação) quanto os MBAs referem-se a uma modalidade lato sensu feita após a graduação.

Ou seja, quem faz um MBA não recebe um título específico. De forma geral, a pessoa se torna pós-graduada e alcança a posição de especialista. Com isso, se você fez uma especialização em Marketing Digital, por exemplo, é correto dizer que você é especialista ou pós-graduado em Marketing Digital.

De acordo com um levantamento realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), menos de 1% dos brasileiros cursaram algum tipo de MBA ou Pós-graduação.

Falando sobre a diferença entre as duas modalidades, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.

Os cursos duram de 18 a 24 meses e os valores dependem do curso escolhido, variando de R$ 30.000,00 à R$ 80.000,00 reais.