Quem tem MBA é especialista?

Perguntado por: tmendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Sim! Um profissional com título MBA é um especialista na área de gestão e administração, portanto, ele está habilitado para dar aulas à estudantes universitários. Contudo, é importante saber que isso só é possível em instituições privadas, onde ter uma titulação lato sensu é o suficiente para lecionar.

O fato é que o MBA é focado no empreendedorismo, enquanto a especialização é focada em tornar o profissional em alguém mais qualificado e inserido em uma área específica de sua graduação superior prévia.

Pondere o seu objetivo
Se você procura uma especialização em alguma área específica ou busca um conhecimento novo em outro segmento, a pós pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se pretende alcançar um cargo de gestão, o MBA é a alternativa mais adequada.

Então, sim, quem tem uma pós no currículo é obrigatoriamente um especialista. Por isso, o mercado de trabalho considera a pós-graduação a opção mais efetiva para quem quer alcançar esse título e se destacar na profissão.

A sigla MBA vem do inglês e significa Master of Business Administration ou, ainda, Master in Business Administration (mestre em administração de negócios, em português). Esse termo é usado para designar as pós-graduações lato sensu voltadas especificamente para a área de gestão e administração.

Um especialista, ou perito, é uma pessoa que se ocupa exclusivamente de um ramo particular de uma ciência, de uma arte, etc. O título é dado a profissionais que concluem curso de pós graduação lato sensu nas referidas áreas. Também pode ser chamado de especialista o profissional que se empenha em uma matéria.

Quais os requisitos gerais para obter o título de especialista? A Resolução CFP 023/2022 dispõe de 2 (duas) formas para requerer o Título de Especialista: 1) diploma de especialização reconhecido pelo MEC ou 2) aprovação na Prova de Títulos do CFP.

O Título de Especialista constitui a forma oficial de reconhecer o profissional médico com formação acadêmico-científica adequada e apto a exercer uma especialidade com ética, responsabilidade e competência.

Quem realizou um MBA, por exemplo, posteriormente pode investir em um mestrado. O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado. Outra possibilidade é se dedicar a cursos de idiomas, intercâmbio profissional e/ou cultural ou até mesmo buscar um novo cargo.

MBA é uma modalidade de pós-graduação que começou a ser praticada no Brasil mais recentemente e é direcionada a profissionais em cargos de gestão. Sendo assim, tanto os cursos de especialização (pós-graduação) quanto os MBAs referem-se a uma modalidade lato sensu feita após a graduação.

Então, se você se pergunta “posso fazer MBA antes de terminar a graduação?”, fique sabendo que precisa passar primeiro por um curso superior. Sim, para fazer MBA precisa ser graduado.

Vale ressaltar que a pós-graduação e o MBA têm o mesmo peso acadêmico, o que muda na verdade é que cada um deles acolhe um público diferente. Por exemplo, geralmente, a pós-graduação é desenhada para um público de pessoas que está no início da carreira e pretende alcançar posições de gestão no futuro.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

Quais os principais tipos de MBA?

  • MBA Executivo em Gestão de Marketing.
  • MBA Executivo em Recursos Humanos.
  • MBA Executivo em Liderança.
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios.
  • MBA Executivo em Projetos Estratégicos.

A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.

Uma pós representa um nível a mais no grau de ensino, já que a pessoa passa de graduado para um especialista, mestre ou doutor na área escolhida.